Diocese da Guarda
Centenas de pessoas passaram pela igreja de São Pedro, na Guarda, que esteve de portas abertas, entre as 21.00 horas desta sexta-feira, dia 8 e as 21.00 horas do dia 9 de Março, durante a iniciativa “24 horas para o Senhor”.
O Bispo da Guarda deu início à vigília de oração que contou com o envolvimento de algumas paróquias e movimentos do arciprestado Guarda/Manteigas.
D. Manuel Felício tinha pedido a toda a Diocese para “fazer esforço e mesmo o necessário sacrifício para oferecer a todos esta possibilidade” de oração.
O bispo da Guarda explicou que “o convite do Papa é para uma vigília, um tempo de adoração ao Santíssimo Sacramento e para a celebração do Sacramento da Confissão, oferecendo aos fiéis e outras pessoas menos familiarizadas com a prática cristã tempos de Igreja aberta para acolhimento e oração”.
O arciprestado Guarda/Manteigas movimentou-se para dar resposta ao desafio e escalonou paróquias e movimentos que asseguraram as “24 horas para o Senhor”.
A escolha da Igreja de São Pedro teve a ver com a centralidade e com as condições de acolhimento para uma noite com temperaturas negativas e neve, na cidade mais alta.
Pela Igreja de São Pedro passaram elementos das de várias paróquias, Equipas de Nossa Senhora, Liga dos Servos de Jesus, Grupo ALPHA, Catequistas, Ministros Extraordinários da Comunhão, Grupo Neocatecumenal, Grupo Mensagem de Fátima, Casa de Saúde Bento Menni, Servos do Bom pastor, Jovens que participaram na Jornada Mundial da Juventude, Família Andaluz, Grupo Carismáticos, Grupos Corais.
A Vigília de Oração terminou, no sábado, 9 de Março, com a Bênção do Santíssimo e com a celebração da Missa presidida pelo Bispo da Guarda.