As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Capela de São Pedro de Verona classificada como Monumento de Interesse Público

Vila Soeiro
Capela de São Pedro de Verona classificada como Monumento de Interesse Público
A Capela de São Pedro de Verona, no Outeiro de Vila Soeiro, União das Freguesias de Mizarela, Pêro Soares e Vila Soeiro, no concelho da Guarda, foi classificada como Monumento de Interesse Público, por Portaria da Presidência do Conselho de Ministros – Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, publicada na segunda-feira, dia 16 de Junho, em Diário da República.
A Portaria assinada pelo Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, também fixa a Zona Especial de Protecção do monumento que “tem em consideração a implantação rural do imóvel, sobranceiro ao Vale do Mondego, e a sua fixação visa garantir o seu enquadramento paisagístico e as perspectivas da sua contemplação”.
A classificação da Capela de São Pedro de Verona “reflecte os critérios constantes do artigo 17.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, relativos ao carácter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico ou religioso, e ao seu valor estético, técnico e material intrínseco”.
“A singela Capela de São Pedro de Verona destaca-se sobretudo pelas pinturas murais seiscentistas que alberga na parede fundeira da capela-mor, cobertas até 1998 por um grande conjunto retabular. Este políptico pintado divide-se em seis painéis com cenas hagiográficas e representações da Vida de Cristo, incluindo uma Fuga para o Egipto e um Calvário. Embora não tenha sido identificada a autoria do conjunto pictórico, o desenho linear, ingénuo e pouco erudito, a reduzida palete de cores, as repetições e as deficientes perspectivas denunciam uma oficina regional, possivelmente activa entre os finais do século XVI e meados do século XVII”, refere o mesmo documento. E acrescenta: “No interior da capela, de nave única, guardam-se ainda algumas esculturas, um interessante retábulo em talha policromada, com representações de Doutores da Igreja, e o púlpito em granito”.
“Ainda que não constitua um edifício particularmente relevante em termos arquitectónicos, a Capela de São Pedro de Verona de Vila Soeiro assume um papel localmente representativo em termos estético-artísticos, assim como na devoção e no imaginário popular”, refere também a Portaria.

Ler também:  Diocese da Guarda - Padre José Luís Farinha assinala 25 anos de ordenação sacerdotal

Notícias Relacionadas