Os Bispos Portugueses iniciaram esta segunda-feira, 21 de Maio a visita “Ad Limina” ao Vaticano, que prevê 15 reuniões, celebrações nas quatro basílicas maiores de Roma, um encontro com a comunidade portuguesa na cidade e uma audiência conjunta com o Papa Francisco.
O Bispo da Guarda, que integra a comitiva, disse ao Jornal A GUARDA que “esta visita faz parte da tradição da Igreja que, com alguma regularidade, geralmente de 5 em 5 anos, cada Bispo Diocesano, conjuntamente com os da mesma Conferência Episcopal, se desloque, durante algum tempo, a Roma, para estes contactos”. Explicou que “estes encontros foram preparados por cada Bispo Diocesano, sobretudo com o relatório quinquenal sobre a situação da diocese e sua evolução desde a última visita “ad Limina Apostolorum”, que, no nosso caso, se realizou no ano de 2015”. O relatório quinquenal sobre a Diocese da Guarda foi enviado em Janeiro deste ano.
O bispo da Guarda adiantou que “esses relatórios foram já analisados pelos diferentes Dicastérios da Cúria Romana, nas matérias que lhes dizem respeito e dos assuntos principais foi dado conhecimento ao Santo Padre”. E acrescentou: “Agora, os encontros servirão para, em diálogo, completar informações e receber orientações sobre as realidades das Dioceses e também sobre a Igreja em Portugal”.
“O Bispo da Guarda, que integra a comitiva, disse ao Jornal A GUARDA que “esta visita faz parte da tradição da Igreja”
“Do programa desta visita “ad Limina Apostolorum” consta sempre a peregrinação ao túmulo dos apóstolos, encontro com cada um dos diferentes dicastérios da Cúria Romana e audiência com o Santo Padre”, explicou D. Manuel Felício.