As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Bispo da Guarda entusiasmado no encontro com o Papa Francisco

D. Manuel Felício fala sobre a visita ‘ad limina apostolorum’

No rescaldo da visita ‘ad limina’, que decorreu de 7 a 12 de Setembro, D. Manuel Felício dá a conhecer os pontos principais de uma semana vivida com entusiasmo e alegria, em Roma. O encontro com o Papa Francisco foi o momento mais empolgante de uma visita que também passou pelas congregações e conselhos pontifícios que ajudam no governo da Igreja universal.
“Desta visita ‘ad limina’, a segunda em que participei – a anterior foi há 8 anos – desejo sublinhar particularmente o encontro com o Papa Francisco. Durante uma hora e meia, com o grupo dos bispos da nossa Província Eclesiástica, o Papa colocou-se à disposição para diálogo aberto sobre as preocupações que levávamos das nossas dioceses e ele também apresentou as suas.
E foram dialogadas as seguintes: o Jubileu Extraordinário da misericórdia e os missionários da misericórdia previstos na bula de convocação, a realidade das famílias que vai estar em discussão no próximo sínodo ordinário dos bispos, o acompanhamento de adolescentes e jovens na sua caminhada de formação e celebração da Fé, os caminhos de sinodalidade nas nossas comunidades, a cooperação dos ministros ordenados com os leigos, que evite quer a laicização dos ordenados quer a clericalização dos não ordenados, o problema das muitas paróquias que já não podem ter eucaristia dominical todos os domingos por falta de sacerdotes, as grandes questões que afectam a sociedade global e às quais, em nome da nossa Fé, não podemos ficar indiferentes.
A cada uma destas e outras questões o Santo Padre foi, com simplicidade, fazendo os seus pronunciamentos e dando as suas orientações.
Também nos informou sobre a carta apostólica de “motu proprio” que ia ser publicada no dia seguinte sobre simplificação dos processos de declaração de nulidade dos matrimónio efectivamente nulos, falou da viagem que ainda este mês vai fazer a Cuba, aos Estados Unidos e à ONU, partilhou connosco a sua preocupação com a vaga de refugiados que batem diariamente às portas da Europa e voltou à sugestão que havia feito no dia anterior para que cada paróquia se dispusesse a receber uma família de refugiados”.

Ler também:  Diocese da Guarda - Faleceu o Diácono Manuel Joaquim Lopes Castela

Problemas que afectam
a sociedade

“Espontaneamente foi partilhando connosco também problemas de fundo que afectam a sociedade e não podem deixar-nos indiferentes, como os seguintes: os efeitos negativos da globalização sem ética, o pecado da má distribuição da riqueza (17% da população com 80% do total da riqueza), o crescimento demográfico zero ou abaixo de zero em muitos países ocidentais acompanhado pela contradição de políticas que promovem o aborto e abandono dos idosos, o desprezo da instituição familiar, com a mentalidade generalizada das uniões de facto e de excluir o compromisso da união para sempre para bem dos filhos e dos casais.
Recomendou-nos que, por força da nossa Fé, encaremos com coragem estas e outras questões graves da vida do nosso tempo, sempre com muita esperança. Pediu-nos humildade e persistência no anúncio da boa notícia sobre estas e outras questões que, de facto, é decisiva para o futuro da sociedade.
Pediu-nos para levarmos às nossas comunidades estas preocupações do Papa, que rezássemos por ele e que a nossa intervenção sobre estes assuntos mais do que individual possa ter o peso e a força das nossas comunidades. Pediu-nos para transmitirmos a todos os que nos estão confiados a sua bênção apostólica e prometeu ter-nos também presentes na sua oração”.

Ler também:  Seminaristas da Guarda receberam ministérios na Semana dos Seminários

Congregações e
conselhos pontifícios

“Os restantes dias da semana que estivemos em Roma foram para contactar as congregações e os conselhos pontifícios que ajudam o Papa no governo da Igreja universal. A base dos diálogos foram sempre os relatórios de cada diocese enviados há cinco meses atrás.
Grande palavra de ordem que trazemos desta visita “ad limina” é o empenho para desenvolver e aprofundar a comunhão nos nossos presbitérios, no interior das nossas comunidades pela coordenação e boa cooperação entre os diferentes ministérios e promovendo a cooperação delas umas com as outras.
Que o Senhor nos ajude a progredir por estes caminhos que são de renovação comunitária para nós e o melhor dos serviços que podemos prestar à inteira comunidade humana”.

Notícias Relacionadas