As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Bispo da Guarda entrega programa pastoral 2015-16 a Nossa Senhora

Homilia da celebração de encerramento da peregrinação diocesana anual a Fátima

Termina hoje, 27 de Agosto, a peregrinação da Diocese da Guarda ao Santuário de Fátima. Desde ontem que milhares de peregrinos de toda a Diocese se encontram na Cova da Iria.
“Peregrinamos a este santuário e sentimo-nos aqui bem acolhidos e confortados pela Mãe do Céu, Nossa Senhora de Fátima a quem nos dirigimos em oração” disse o Bispo da Guarda, na homília da missa desta manhã.
D. Manuel da Rocha Felício referiu que “a Diocese da Guarda faz, mais uma vez, a sua peregrinação anual a Fátima, uma tradição que tem décadas sem ser interrompida”. E acrescentou: “vem em peregrinação para colocar aos pés de Maria Santíssima o seu programa pastoral para o ano 2015-16 centrado na recepção ao Concílio Vaticano II, desta vez nas suas orientações para a renovação litúrgica das nossas comunidades”.
O prelado lembrou que “antes, a peregrinação diocesana era a pão e água e em absoluto silêncio. Agora queremos que continue a ser verdadeiramente peregrinação centrada na oração e na celebração de Fé; a começar pela reconciliação sacramental e levando todos nós daqui o propósito de percorrer os caminhos da Santidade e da renovação comunitária que o Concílio continua a recomendar-nos e Nossa Senhora também nos lembra cada vez que a visitamos ou somos visitados por ela”.
Em dia de Santa Mónica, mãe de Santo Agostinho, o Bispo da Guarda apontou o seu exemplo de entrega à construção da vida da sua família, que foi capaz de sacrificar tudo pelo bem do seu filho.
A este propósito, D. Manuel Felício lembrou que “estamos em vésperas da realização do Sínodo Ordinário sobre a Família, o que acontecerá durante o próximo mês de Outubro”. Nesta matéria, o prelado disse que “a sociedade precisa de famílias fortes e coesas, que testemunhem a alegria de viver a comunhão de vida e amor no serviço à vida. Precisamos de famílias que sejam verdadeiras escolas onde o amor mútuo do casal se abre às novas vidas de seus filhos e lhes cria todas as condições para que possam desabrochar como pessoas felizes, no conjunto das suas dimensões”.
“Nesta nossa peregrinação, através de Nossa Senhora de Fátima e de Santa Mónica, nós pedimos todas as bênçãos do Céu para o próximo Sínodo sobre a Família”, referiu.
D. Manuel Felício lembrou ainda que a igreja está a viver o ano da vida consagrada, que se vai prolongar até ao próximo mês de Fevereiro. “Nele queremos primeiro continuar a dar graças pelo inesti­mável dom de Deus à sua Igreja dos muitos carismas representados pelas ordens religiosas, institutos seculares e outras formas de vida consagrada que, por Sua graça, temos entre nós”, sublinhou.
O Bispo da Guarda disse ainda que que a peregrinação deste ano acontece “quando está anunciado um jubileu extraordinário sobre a Misericórdia”. Lembrou que “é proclamado pelo Papa Francisco com a intenção de assinalar o cinquentenário do encerramento do Vaticano II, por isso terá o seu início no próximo dia 8 de Dezembro”.
“Queremos hoje, nesta nossa peregrinação, pedir a Nossa Senhora de Fátima que faça de nós verdadeiros peregrinos de Cristo e do Evangelho, com vontade de viver e levar à prática o essencial da mensagem de Fátima que é a mudança de vida e a oração”, concluiu D. Manuel Felício.

Ler também:  Diocese da Guarda - Faleceu o Diácono Manuel Joaquim Lopes Castela

Notícias Relacionadas