CIRP Regional da Guarda
O ano dedicado à Vida Consagrada que pretende assinalar os 50 anos do Concílio Vaticano II, e se celebra de 30 de Novembro de 2014 a 2 de Fevereiro de 2016, serve de base ao programa de acção para este ano pastoral à CIRP Regional da Guarda (Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal).
A nível diocesano estão programadas algumas actividades através das quais “a Vida Consagrada testemunha a alegria da sua pertença a Jesus Cristo e sai a construir comunhão com o Povo de Deus”.
A primeira actividade será no dia 30 de Novembro, das 15.00 às 17.00 horas, com o desenvolvimento do tema “A Vida Consagrada sinal e profecia” pelo Bispo da Guarda, Dom Manuel Felício, a que se segue um painel de testemunhos com um consagrado, um seminarista, um jovem cristão e um casal comprometido. O evento destina-se a todo o povo de Deus e decorrer no Centro Apostólico Dom João de Oliveira Matos, na Guarda.
Segue-se, de 26 de Janeiro a 2 de Fevereiro, a vivência, na diocese, da semana de oração pela Vida Consagrada. No dia 2 de Fevereiro haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, entre as 16.00 e as 18.00 horas, terminando com a Eucaristia, na Sé da Guarda.
A 18 de Abril de 2015, no Centro Apostólico da Guarda, o Padre Paulo César Serralheiro Franco vai apresentar o tema “A comunidade Cristã e o despertar vocacional”. Haverá também um painel de testemunhos de jovens que através da comunidade paroquial descobriram a sua vocação cristã.
Para 24 de Janeiro de 2016 está programado um momento festivo dedicado ao Ano da Vida Consagrada, com a participação de jovens e de grupos musicais e de grupos corais, na Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda.
No dia 2 de Fevereiro de 2016, dia do encerramento do Ano da Vida Consagrada, haverá celebração eucarística na Sé, presidida por Dom Manuel Felício.
Deolinda Serralheiro, das Servas de Nossa senhora de Fátima e responsável pelo CIRP Regional da Guarda quer que “as comunidades incentivem os cristãos à participação nas actividades programadas, a nível diocesano, e à celebração da Liturgia de Laudes ou Vésperas, em cada paróquia onde se encontram, especialmente ao Domingo”.