As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Sobral da Serra recebe Rampa da Guarda

Desportos motorizados

No dia 9 de Julho, a Freguesia de Sobral da Serra, no concelho da Guarda, vai receber a Rampa da Guarda, uma organização da Guarda Unida Desportiva, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda e da Junta de Freguesia de Sobral da Serra. A prova, que é realizada pela primeira vez com esta designação, está em conformidade com o Código Desportivo da Federação Internacional do Automóvel, com as Prescrições Gerais de Automobilismo e Karting 2016 e as Prescrições Específicas de Ralis de Regularidade. De acordo com a organização, que apresentou a prova numa conferência de imprensa, no dia 24 de Junho, na Praça Velha, a ideia é que a mesma possa vir a estar inscrita no Campeonato Nacional de Montanha, que integra o Circuito de Rampas Nacional. Este ano é dado um passo importante para a oficialização da prova, uma vez que o clube Guarda Unida Desportiva é sócia da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. António Pissarra, presidente da direcção do Guarda Unida Desportiva, disse que a prova “terá condições para andar” e para “se inscrever no Campeonato Nacional de Montanha como a Rampa da Guarda”, sendo apenas necessário alargar o seu percurso.
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, destacou a “comunhão de vontades” para a realização da prova, que corresponde à primeira edição da Rampa da Guarda. Referiu que tem uma “grande expectativa” em relação ao sucesso do evento desportivo, acreditando que irá proporcionar um “dia fantástico” de competição e de promoção da Guarda. Já o presidente da Junta de Freguesia de Sobral da Serra, Armando Duarte, considera que a iniciativa é uma mais-valia para a Freguesia e para o concelho da Guarda. “É uma mais-valia e temos gosto que isto se realize. Estes eventos são sempre salutares”, referiu o autarca, lembrando que nos anos anteriores tem juntado “para cima de 5 mil pessoas”.
A Rampa da Guarda, que aceita um máximo de 51 pilotos, já tem vários inscritos, sendo um espanhol. O piloto José Gomes, da zona de Viseu, que está a competir no campeonato nacional, será um dos participantes. Contou aos jornalistas que a sua carreira começou em 2012 quando foi convidado para fazer a Rampa do Sobral da Serra. Este ano regressa para participar na primeira edição da Rampa da Guarda. “É com muito orgulho que vou participar. As pessoas daqui são muito carinhosas e é com muito gosto que vou voltar a participar” disse o piloto, acrescentando que se trata de “uma rampa técnica que exige alguma condução e destreza, mas muito engraçada”.
A Rampa da Guarda é uma prova de Regularidade Sport disputada por sectores, que consiste na realização de quatro passagens no troço: Estrada Municipal 581 (Sobral da Serra). A prova tem o seu início ao Km zero da Estrada Municipal 581 e o seu final ao Km 2,4 da mesma Estrada Municipal sendo sempre percorrida no sentido ascendente.
A prova integra várias categorias: veículos até 1.300 cc, veículos de 1301cc a 1.600 cc, veículos de 1.601 cc a 2.000 cc, veículos com mais de 2.001 cc, veículos diesel, veículos clássicos, protótipos e ainda categoria de femininos. A prova começa pelas 9.00 horas do dia 9 de Julho com a subida de reconhecimento, seguindo-se a 1.ª subida – treinos (9.30 horas), 1.ª subida – oficial (14.00), 2.ª subida – oficial (16.00), a afixação de resultados (18.30) e a distribuição de prémios (19.00).

Ler também:  Torneio de Andebol 4 Nações de Sub 21 Masculinos decorre em Figueira, Almeida, Mêda e Pinhel

Notícias Relacionadas