Embora esteja assente na plataforma MQB do Grupo Volkswagen, que partilha com o Volkswagen T-Roc e com o SEAT Ateca, a Skoda afirma que o Karoq é um SUV completamente novo, e que será líder no segmento em sistemas de conectividade. Será?
O novo SUV compacto da marca checa mede 4,38 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e 1,6 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,6 metros. As generosas dimensões deixam antever um interior espaçoso, e ainda que as linhas sejam naturalmente idênticas ao meio irmão espanhol do grupo, o Karoq é ligeiramente maior e consegue uma identidade própria, perceptível no exterior e inquestionável no interior.
Com uma bagageira de 521 litros, o Karoq tem uma particularidade interessante, já que quando equipado com o banco traseiro opcional VarioFlex, a volumetria base da bagageira não só é variável, entre 479 e 588 litros, como o sistema permite que os bancos traseiros sejam completamente removidos, alcançando uma capacidade de carga máxima de 1810 litros. A esta solução juntam-se os habituais detalhes “Simply Clever”, como uma chapeleira fixa ao portão, porta cartões, espaço para guarda-chuva por baixo do banco, redes de fixação na bagageira com ganchos de fixação, e vários outros se série, para além de alguns opcionais que prometem igualmente facilitar a vida a bordo.
No interior a generalidade dos materiais agradam e o ambiente é espaçoso, tanto à frente, como nos lugares traseiros. Pela primeira vez, é possível equipar um modelo da marca com o painel de instrumentos digital, que permitem quatro configurações distintas, de acordo com a informação que é pretendida com maior destaque.
Estão também disponíveis modos de condução – Normal, Sport, Eco, Individual e Neve (4×4) – que permitem o ajuste de diversos parâmetros, de acordo com o pretendido pelo condutor. O modo Off-road, para as unidades com tracção às quatro rodas, melhora ainda as características de condução em terrenos acidentados e/ou fora de estrada.
Com inúmeros serviços de conectividade, bem como sistemas de assistência à condução, o Skoda Karoq está disponível no nosso mercado com três blocos distintos – um a gasolina 1.0 litros e dois Diesel, 1.6 e 2.0 litros. As potências vão dos 116 cv para os dois primeiros, até aos 150 cv. Todas as motorizações são unidades com injecção directa, turbocompressor e sistema start-stop com recuperação de energia na travagem, e cumprem as normas EU6. Todas as motorizações podem ser acopladas a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma transmissão DSG de sete relações, enquanto a versão mais potente está equipada também com o sistema de tracção integral, que permitirá outras aventuras.
O novo SKoda Karoq é proposto em Portugal com dois níveis de equipamento – Ambition e Style – e preços a partir dos 25 672 euros para a versão 1.0 TSI e de 30 564 euros na versão Diesel. O modelo está disponível no mercado nacional desde o último sábado.