Prova decorreu em Fernão Joanes
Ao conseguir a terceira vitória consecutiva no campeonato nacional de MX, Paulo Alberto voltou a mostrar que a ausência forçada nas três primeiras etapas do campeonato pode mesmo ter sido decisiva para que este não esteja no topo da classificação do campeonato, ou pelo menos a lutar pelo primeiro lugar. Depois de São Quintino e Lousada, Paulo Alberto voltou a subir ao primeiro lugar do pódio na pista de Fernão Joanes, concelho da Guarda, depois de uma corrida onde liderou a totalidade das voltas realizadas (17) na final Elite. A caminho da terceira vitória Paulo Alberto saltou na linha de meta com quase 11 segundos de vantagem sobre Diogo Graça, tendo este conseguido igualmente uma dezena de segundos de margem sobre Sandro Peixe. A quarta posição final pertenceu a Alex Montero desde a segunda volta, cabendo a Luis Outeiro a quinta posição desde a quarta volta.
Tal como na corrida Elite, Paulo Alberto fez exactamente o mesmo em ambas as mangas MX1, batendo em qualquer uma das corridas Sandro Peixe e Sérgio Cano.
Em MX2 Diogo Graça foi o vencedor de ambas as corridas mas nem por isso teve vida fácil a caminho da vitória final.
Nas contas desta antepenúltima ronda do campeonato, vitória também para Ruben Ferreira nas dois-tempos e Luis Outeiro nos Juniores, pilotos que podem se sagrar vencedores das respectivas classificações já na próxima ronda do campeonato a realizar em Carrazeda de Ansiães, no dia 16 de Junho.
A prova de Fernão Joanes, que juntou grande número de espectadores, foi organizada pela ACR Fernão Joanes.