As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Na estrada com… Peugeot 3008 Style

Conceitos e modas à parte, a Peugeot aproveitou o aparecimento de outras propostas da concorrência,

para apresentar um modelo diferente. Não está de todo longe do conceito de SUV ou crossover, mas marca uma identidade própria, mais próxima de um monovolume, mas significativamente mais alto. O 3008 fez sucesso essencialmente com o público feminino e é digno de assumir um papel de carro de família, dada a boa habitabilidade e espaço de que dispõe.
Alvo de um recente restyling acima de tudo ao nível dos grupos óticos, com a inclusão de luzes diurnas com a tecnologia LED e mais alguns pormenores, o crossover da Peugeot ficou igualmente mais moderno com a inclusão da mais recente motorização 1.6 Blue HDi de 120cv, que se encaixa aqui melhor, dada a maior potência e binário, para um automóvel que se deixa fazer notar o elevado peso, principalmente nas transferências de massas e nas recuperações. É possível uma velocidade máxima de 183 Km/h e são necessários doze segundos para atingir os 100 Km/h.
Fruto da elevada altura ao solo, da boa absorção das irregularidades na estrada e do habitual conforto “à la Peugeot”, viajam quatro adultos de forma cómoda e espaçosa, com uma bagageira modular de acesso facilitado que oferece uma volumetria de 512 litros mínimo até ao máximo de 1604 litros.
O condutor assume um papel de motorista no cockpit com os comandos ao dispor, embora não seja fácil conseguir conciliar a altura da condução de forma a que sejam visíveis tanto a informação do computador de bordo em posição central no conta quilómetros, como o ecrã do sistema de multimédia e navegação em posição central bem ao longe. Os comandos deste último são ainda pouco intuitivos, práticos e obrigam a uma desatenção da estrada devido ao manuseamento com botões demasiadamente pequenos, algo que já podia ter sido revisto. Ainda que não seja suposto, colocar uma morada em andamento é tarefa árdua.
A luminosidade oferecida pelo teto panorâmico, opcional nesta versão especial denominada Style, ajuda à sensação de espaço e bom ambiente a bordo, enquanto o restante equipamento como a ajuda ao estacionamento traseiro, ar condicionado bi-zona, cortinas nos vidros laterais traseiros (escurecidos), cruise control, jantes de liga leve 17”, kit mãos livres Bluetooth, sensor de chuva e luz, travão de estacionamento elétrico com função Hill Assist, e Sistema de Navegação Plus, fazem parte do equipamento de série desta versão e contribuem não só para um aspeto mais moderno e apelativo como para uma condução facilitada no dia-a-dia.
O consumo combinado anunciado de 4,1 litros é difícil de cumprir, mas valores a rondarem os cinco litros são possíveis, com emissões de CO2 de 108 g/km. Com esta atualização e uma versão especial, a marca mantém o 3008 como um automóvel com fortes competências familiares e que vai ao encontro das necessidades e exigências do cliente deste tipo de proposta, que está disponível por cerca de 29.720€ ou em campanha com retoma por 26.220€.

Ler também:  TT Douro: maravilhas de um território único

Notícias Relacionadas