As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Inovador em modo Crossover

Novo Renault Espace

Começou por ser um monovolume. Agora assume também o seu papel de crossover e volta a surpreender. O novo Renault Espace fica à venda no mercado português a partir de maio.
A quinta geração da Espace, modelo emblemático da Renault com 30 anos de história, tem uma altura ao solo de 160 mm, mais 4 cm que a anterior geração, é 19 centímetros mais comprida e 12 cm mais baixa, medidas que refletem o design crossover. É ainda 250 kg mais leve.
As formas fluidas e dinâmicas são um dos pontos de destaque no modelo. A escolha de materiais, requintados e resistentes, agradáveis ao toque é visível: cromados, revestimento de consola, alcatifa de porta-bagagens e painel de bordo em materiais suaves slush.
A qualidade de vida a bordo, o conforto, a luminosidade e a habitabilidade são os grandes argumentos. O novo Espace oferece uma nova modularidade em 5 e 7 lugares, para além de reforçar as vantagens do tablet automóvel conectado R-Link 2, com o seu ecrã vertical de 8,7″. O novo Espace introduz a nova assinatura luminosa tecnológica e iluminação 100% Full LED, de série, o interior de inspiração aeronáutica e tecnológica. O Espace deteta o cartão chave e ativa uma série de elementos de boas vindas, das luzes ao ecrã R-Link 2 que comanda o sistema Multi-Sense, a modularidade One-Touch para fazer retrair os bancos, as ajudas à condução e também as funções clássicas: navegação, áudio e ar condicionado. Se necessário, os bancos traseiros retráteis para o interior do piso libertam um espaço de carga totalmente plano e com uma capacidade máxima de 2101 dm3 (5 lug.) e 2035 dm3 (7 lug.).
O sistema Multi-Sense coordena as tecnologias integradas a bordo e abrange o sistema 4Control (4 rodas direcionais), o amortecimento pilotado, a direção, o motor e a caixa EDC, mas também os instrumentos de bordo, a sonoridade do motor e o ambiente luminoso do habitáculo. O tipo de condução é pré-programado em quatro modos.
O topo de gama chama-se Iniciale Paris e destaca-se, no exterior, pela nova cor metalizada exclusiva Preto Ametista, jantes de 19 polegadas com design específico, assinatura exterior específica na dianteira, sob o logótipo Renault, e traseira, no lugar da assinatura “Espace” e muitos outros elementos, desde logo o tom cinza/castanho.
O Novo Renault Espace dispõe de uma grande variedade de ajudas à condução como regulador de velocidade adaptativo, travagem ativa de emergência, alerta de transposição de linha, alerta de distância de segurança, alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos painéis de sinalização, aviso de ângulo morto, ajuda ao estacionamento dianteiro, comutação automática dos faróis, travão de estacionamento automático, ajuda ao arranque em subida, cartão Renault mãos livres, portão traseiro motorizado.
O modelo vai estar disponível com dois motores, um Energy dCi 160 EDC Twin Turbo: 160 cv e 380 Nm de binário disponível a 1750 rpm, a registar consumos de 4,6 l/100 km e emissões de 120 g/km de CO2; e um Energy dCi de 130 cv e 320 Nm de binário disponível a 1750 rpm, associado à caixa de velocidades manual de 6 velocidades. O consumo de 4,4 l/100 km e as emissões de 116 g/km CO2 tornam-no ideal para quem faz viagens longas com preocupações acrescidas com os consumos.
Quanto a preços, a versão 1.6 dCi de 130cv custa 42.040 euros, enquanto o 1.6 dC de 160cv Zen arranca nos 44.540 euros. A versão mais equipada Initiale Paris, apenas disponível com motor 1.6 dCi de 160cv, custa 51.940 euros. Também existe a versão gasolina com motor 1.6 turbo de 200cv, mas em Portugal as suas vendas serão residuais.
Ao volante nas estradas da Provença, em França, privilegiámos a condução com o novo motor 1.6 dci biturbo de 160cv onde se destaca a grande disponibilidade da potência em todos os regimes.
O sistema 4 Control de quatro rodas direcionais permite tirar o maior partido do sistema Multi Sense e assim configurar o Espace num dos (muitos) parâmetros de condução possível: Eco, Confort, Neutro, Sport e Perso, este último a parametrizar ao gosto do condutor.
A diferença de condução em Confort e Sport traduz-se na opção por um maior conforto e suavidade. No modo Sport nota-se bem uma maior rigidez da suspensão e maior firmeza no volante, enquanto as 4 rodas direcionais inscrevem o Espace nas curvas mais fechadas com grande agilidade e facilidade.
Um mundo inovador, tecnologicamente avançado em formato crossover. Assim é o novo Renault Espace!

Ler também:  Manteigas - Luís Vendeiro e Armando Teixeira vencem Trilhos do Burel

Notícias Relacionadas