A Dacia anda em digressão pelo país para dar a conhecer os seus modelos e esteve há dias na Guarda,
onde acolheu a comunicação social. A partir das instalações da Litocar, Ricardo Oliveira, diretor de comunicação e imagem da Renault e Dacia, apresentou a história de sucesso e os modelos da marca nascida na Roménia, em 1966, no auge da Guerra Fria, e que passou de marca “regional” a fenómeno mais recente da indústria automóvel.
Existente em Portugal desde 2008, foi pela segunda vez consecutiva, em 2014, a marca do Top 20 com maior crescimento das vendas (+96% face a 2013), ocupando o 14º lugar entre todas as marcas no mercado português. A Dacia há muito que ultrapassou a denominação de low cost, para ser uma verdadeira alternativa a outros modelos: são mais acessíveis ao público porque aproveitam toda a tecnologia e desenvolvimento Renault e porque são fabricados no leste da europa, com custos de produção inferiores.
Fiabilidade, robustez, economia, uma relação qualidade-preço imbatível e a mais jovem gama do mercado, com sete novos modelos lançados nos últimos 25 meses, são características da marca que possui atualmente o Logan, Logan MCV, Lodgy, Sandero, Sandero Stepway, Duster e Dokker van.
No último ano, o grupo Litocar, representado em várias cidades da região centro, aumentou em 100 por cento as suas vendas Dacia, passando de 103 para 206 viaturas. Entre estas, 15 por cento correspondem a procura de viaturas GPL, sobretudo no modelo Sandero, mas também no Duster e Logan MCV. Desde que passou para as mãos da Renault, em dez anos a marca atingiu os 3.000.000 de unidades vendidas. Atualmente em 44 mercados do mundo, tem como modelo mais bem sucedido o Duster, com praticamente meio milhão de unidades vendidas anualmente.
A Dacia é a única marca em todo o mercado a oferecer uma gama completa de modelos bi-fuel (gasolina e GPL) que permitem autonomias superiores a 1.200 km sem necessidade de reabastecimento.
O preço é a principal característica desta marca. O Dacia Sandero a gasolina, com motor TCe 90cv tem preços a começar nos 8990 euros, e a versão diesel, com o 1.5 dCi 90cv, (disponível em todos os modelos), a partir de 14.050,00 euros. O Dacia Logan começa nos 12.690,00 euros e o Dacia Logan MCV nos 9.990,00 euros. O monovolume Dacia Lodgy de sete lugares está disponível a partir de 13.190,00 euros e o Duster a partir de 14.990,00 euros ou 22.950,00 na versão 4×4. A comercial Dokker Van consegue-se a partir dos 10.890,00.
O Escape Livre teve oportunidade de experimentar e confirmar estas aptidões de todos os modelos Dacia num percurso de estrada pela região, com início e termo na concessão Dacia, a Litocar. Entre as características que mais se destacaram, a Logan MCV é apresentada como a melhor relação preço / habitabilidade do mercado e consegue até ter um ar de segmento superior, sobretudo na dianteira, oferecendo equipamento de oferta base com tudo o que é indispensável.
A facilidade de condução e o equipamento indispensável nas versões de entrada de todos os modelos, a capacidade de resposta e capacidade de carga da Dokker Van, o espaço da Lodgy, as capacidades do todo terreno do Duster 4×4 e a economia do Sandero movido a bi-fuel são algumas das melhores características destes modelos que beneficiam de garantia de três anos/100.000 km.