O Granfondo Serra da Estrela, que este ano celebra o 10º aniversário, vai decorrer a 30 de Junho e conta com a participação de mais de 200 atletas de vários países do Mundo, com especial destaque para a participação de 150 ciclistas da vizinha Espanha.
É vontade da Organização continuar a trabalhar no crescimento sustentável da presença de ciclistas estrangeiros no evento com o intuito de dar a conhecer a região da Serra da Estrela, de forma a que os participantes, acompanhantes e demais intervenientes no evento regressem ao território.
Neste evento, os participantes (cerca de 1.000 ciclistas) podem escolher entre duas distâncias (o Granfondo, com 174 km, o Mediofondo, com 97 km), que os levarão a alguns dos mais bonitos e espetaculares cenários do Parque Natural da Serra da Estrela, com a paisagem de alta montanha a marcar grande parte deste desafio.
Nesta edição, os participantes na distância rainha têm o desafio acrescido de vencerem a maior subida de Portugal e uma das mais longas e exigentes da Europa. A ascensão final com 30 km que liga Vide à Torre e levará os trepadores dos 300 m de altitude até aos 1.993 m do ponto mais alto de Portugal Continental. Pelo meio terão de vencer o já famoso Adamastor, a subida mais temida pelos ciclistas no nosso país.
O Mediofondo é a alternativa à distância rainha, no entanto, proporcionará a chegada ao ponto mais alto de Portugal Continental, o grande objetivo de todos os participantes.
O Granfondo Serra da Estrela (Seia-Manteigas-Torre) é fruto de uma parceria entre o Clube Chronos e StreamPlan, a Entidade de Turismo do Centro de Portugal e os Municípios de Manteigas e de Seia, com o objectivo de consolidar um evento estruturante para este território e para a sua promoção como destino de férias também no Verão.