A Câmara Municipal de Manteigas prevê inaugurar no dia 25 de Julho, o percurso de Canyoning na Ribeira de Leandres, um afluente do Rio Zêzere que inclui o emblemático Poço do Inferno, anunciou recentemente o seu presidente José Manuel Biscaia.
De acordo com o autarca, na Ribeira de Leandres, “parece haver condições” para a prática daquela actividade. Com o projecto a autarquia de Manteigas pretende “diversificar as actividades de desporto natureza existentes no concelho”.
Segundo a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal o canyoning ou canionismo “consiste na descida de cursos de água, geralmente no troço montante onde ocorrem cascatas e canyons (canhões), ou seja, em áreas montanhosas”. E acrescenta: “A utilização de diferentes técnicas e materiais adequados permite progredir ao longo dos desfiladeiros mais recônditos e/ou complicados. Esta actividade combina técnicas de espeleologia e de escalada, mas vai mais além, com saltos ou deslizamentos em escorregas naturais. Trata-se de uma actividade que conduz quase sempre a descobertas fantásticas, paisagens soberbas e recantos plenos de pitoresco. Desfrutar de quedas de água refrescantes, pegões de águas cristalinas e marmitas de gigante com morfologias insólitas é certamente motivador. O canyoning é tudo isto e muito mais”.