As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

24 Horas de Le Mans faz 100 anos e o Escape Livre vai lá estar

A edição 2023 das 24 Horas de Le Mans vai realizar-se no circuito de La Sarthe nos dias 10 e 11 de junho

sendo a 91º corrida realizada pelo ACO (Automobile Club de l’Ouest) nos 100 anos de história da mítica prova francesa. Parte da prestigiosa “Triple Crown”, com as 500 Milhas de Indianápolis e o Grande Prémio do Mónaco (apenas Graham Hill conseguiu vencer as três provas), as 24 Horas de Le Mans chegam ao 100º aniversário com uma edição de se lhe tirar o chapéu!
Desde logo o regresso da Ferrari e uma máquina pronta para lutar pela vitória à geral depois de terem passado 50 anos desde a última aparição da casa de Modena em La Sarthe. Depois, pela presença em pista de 16 carros da categoria de topo do Mundial de Endurance. Cadillac, Porsche, Toyota, Ferrari, Peugeot e Glickenhaus vão estar na luta pelos primeiros lugares, faltando, apenas, a BMW (que tem o seu projeto no IMSA) e a Ford para que esta edição do centenário ficasse mais perto da perfeição.
E teremos um português em condições de espreitar o primeiro sucesso luso, á geral, na clássica francesa. Falamos de António Félix da Costa, um dos pilotos (com Will Stevens e Yifei Ye) do Porsche 963 da equipa Jota.
Filipe Albuquerque será outro piloto português que estará na luta pela vitória, mas desta feita na categoria LMP2 ao volante do Oreca Gibson da equipa United Autosports. O piloto de Coimbra, embaixador do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop, iniciativa do Clube Escape Livre que recupera a primeira prova por etapas em Portugal realizada há 120 anos, vai tentar nova vitória na clássica francesa.
Tal como sucedeu no início do Programa Escape Livre, Luís Celinio, o fundador do programa mais antigo da rádio portuguesa dedicado ao automóvel, vai estar em Le Mans para viver todos os momentos e relatar para os ouvintes da Rádio Altitude as emoções da clássica francesa como sucedia há quase 50 anos.

Notícias Relacionadas