Guarda
Esta semana prossegue o IX Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda, que decorre até 18 de Outubro. Para hoje, dia 16 de Outubro, está marcado o concerto “Solistas e Electrónica”, por Carlos Canhoto e João Pedro Delgado.
O compositor que utiliza suportes electrónicos tem o privilégio de poder atingir directamente o seu público sem passar pelo intérprete, e, mesmo quando a obra é para instrumentos e electrónica, ainda que se mantenha algum espaço de subjectividade, a interpretação está sempre obrigatoriamente subjugada à respiração do registo electrónico. Neste concerto, os solistas do Síntese apresentarão obras de Jaime Reis, José Carlos Sousa e Eduardo Patriarca, entre outros. Segue-se, ainda no âmbito do ciclo, o espectáculo “Odes” pelo Síntese – GMC, que estreará obras de Francisco Monteiro e Christopher Bochman, no dia 18, sábado. Neste concerto de encerramento do Ciclo, o Síntese – GMC apresenta nova música encomendada aos compositores Francisco Monteiro e Christopher Bochmann.
O ensemble homónimo deste Ciclo de Música Contemporânea, e seu impulsionador há já nove anos, é formado por elementos com vasta experiência na performance de música de várias épocas, e em diversificadas formações.
Os espectáculos são no Pequeno Auditório, às 21.30 horas.