Seminarista da Guarda publica “A Arte de Apresentar o Mistério Trinitário”

> Cultura > Seminarista da Guarda publica “A Arte de Apresentar o Mistério Trinitário”
Jornal A Guarda

Publicações

“A Arte de Apresentar o Mistério Trinitário – Imagem, Eucologia e Simbólica” é o título do livro de Tiago Fonseca, seminarista da Diocese da Guarda, natural da Covilhã. A apresentação do livro, que será feita por Carlos Madaleno, está marcada para o dia 30 de Junho, às 21.00 horas, na Igreja da Santíssima Trindade, na Covilhã.
O livro, publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, lembra que “a profissão de um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo é o mistério central da fé e da vida da Igreja. Ao longo dos séculos, a complexidade e a densidade do dogma da Santíssima Trindade constituiu um desafio à linguagem teológico-litúrgica que encontrou na arte um meio eloquente para se expressar”.
Procurou-se desenvolver o modo como este mistério inefável foi representado na arte litúrgica mediante a imagem, a eucologia e a simbólica. Expõe-se uma breve contextualização da evolução e explicitação do dogma da Santíssima Trindade; apresenta-se a relação entre a Trindade e a liturgia, tendo em conta os textos eucológicos, ritos, gestos e símbolos litúrgicos; e identificam-se os diversos modelos de representação trinitária a partir de imagens, esculturas, pinturas, manuscritos e ícones. Por meio de uma leitura hermenêutica destas representações, vislumbra-se a intrínseca relação entre a lex credendi que é, ao mesmo tempo, lex orandi.

Últimas notícias

17 de Maio, 2024
Município de Seia assinala Dia Municipal do Bombeiro
17 de Maio, 2024
Jornal A GUARDA celebra 120 anos de história
17 de Maio, 2024
Fundação Nova Era Jean Pina ajuda instituições em Portugal e França
17 de Maio, 2024
Quercus atribui “Qualidade de Ouro” a dez praias da região da Guarda
17 de Maio, 2024
Jornada diocesana de pastoral familiar dedicada à caminhada sinodal

Notícias Relacionadas