O Festival de Cinema Ambiental – CineEco, de Seia, prossegue com a realização das suas extensões por todo o país, numa operação de grande promoção daquele evento que é considerado uma imagem de marca do Município, reforçando a sua notoriedade no exterior.
Enquanto Festival de Cinema Ambiental de referência, o CineEco tem decorrido nos meses de Março, Abril e Maio no Faial, São Miguel e Terceira (Açores), através de uma parceria entre o Cineclube da Ilha Terceira e o Observatório do Mar dos Açores.
No dia 14 de Maio teve lugar a extensão na Covilhã, através da Universidade da Beira Interior (UBI); nos dias 31 de Maio e 1 de Junho, em Lisboa na Terra Sã, da Agrobio; nos dias 2, 3, 4 e 5 nas instalações da Associação Portuguesa do Ambiente; nos dias 4, 5 e 6 de Junho em Leiria, numa parceria com o Município local e no início de Junho, em Coruche, também em parceria com o Município local. Estão previstas ainda extensões em Lisboa (Parque Monsanto), Figueira da Foz, Estarreja e Madeira. Entretanto a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) está a agendar várias sessões para diversos pontos do país.
De 5 a 11 de Setembro decorrerá igualmente uma Mostra retrospectiva de 20 anos de CineEco no Filmambiente, Festival de Cinema Ambiental do Rio de Janeiro (Brasil).
Na região, já decorreu uma extensão em Oliveira do Hospital e algumas sessões em Seia, na Casa da Cultura e escolas, prosseguindo nestas últimas até final do ano lectivo. Está neste momento a ser ultimado o plano de sessões CineEco para várias Freguesias do concelho.
O CineEco, que é um dos membros fundadores do Green Film Network, cumpre este ano a sua 20.ª edição, na semana de 11 a 18 de Outubro, e tem neste momento a decorrer as inscrições até ao próximo dia 15 de Junho.