Rita Costa Gomes orienta Oficina de História da Guarda

Centro de Estudos Ibéricos

O Centro de Estudos Ibéricos está a promover, até 21 de Julho, a VII edição da Oficina de História da Guarda. Dirigida por Rita Costa Gomes, Professora de História na Universidade de Towson (EUA) e profunda conhecedora do passado medieval da Guarda (autora do livro “A Guarda Medieval – 1200-1500”, Livraria Sá da Costa, 1987), a Oficina de História pretende promover a pesquisa sobre o património e a história da Guarda e da sua região. Os participantes desta acção de formação produzirão conteúdos resultantes da sua própria pesquisa, com o intuito de actualizarem e divulgarem os conhecimentos sobre esta temática, ligando a história local com outras escalas e âmbitos de pesquisa histórica.
Este ano a Oficina de História, que começou segunda-feira, 17 de Julho, aborda o tema de como programar um Podcast sobre História, e quais os caminhos possíveis para o desenvolver. Durante este encontro anual está a ser construído um esboço da programação futura deste podcast, a ser desenvolvida alguma pesquisa para episódios já programados, s ser discutidos formatos e alinhamentos, e recrutados novos colaboradores. Esta iniciativa é aberta a todos quantos se interessam pela história da Guarda e da sua região.
A Oficina funciona em modalidade presencial em horário pós-laboral (18.00 – 20.00 horas), na sede do Centro de Estudos Ibéricos, na Guarda. Esta acção é acreditada pelo CCPFC para Professores do Grupo e 400, na modalidade Círculo de Estudos.
Na página da Oficina de História da Guarda podem ser consultadas as investigações e artigos resultantes das edições anteriores, bem como entrevistas em podcast sobre as temáticas abordadas que permitam estudar o passado da Guarda numa perspectiva regional, comparativa e na sua dimensão ibérica.

Notícias Relacionadas