Cultura
“Fragmentos Sonoros”, “Ecos do Côa” e “Odisseia” foram os diferentes espectáculos que andaram em digressão desde Junho até Setembro pela região das Beiras e Serra da Estrela. Música, dança e teatro, respectivamente, conquistaram os municípios e levaram novas experiências artísticas e uma oferta cultural diversificada à comunidade local.
O projecto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” foi promovido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira e os municípios que integram esta Comunidade Intermunicipal.
Esta iniciativa quis constituir uma rede cultural entre os 15 Municípios da CIMBSE, vocacionada para a promoção cultural deste território. O projecto assentou em três áreas artísticas: dança, teatro e música.
Durante quatro meses, amadores e profissionais juntaram-se e materializaram a promoção da cultura em vários domínios. O projecto quis “promover os artistas e os grupos locais e incrementar uma rede cultural”. Este trabalho em rede juntou músicos, bailarinos e atores de diferentes localidades no mesmo palco.
Cerca de 100 voluntários aceitaram este desafio e integraram esta Rede Cultural, que proporcionou 15 espectáculos comunitários itinerantes pelos municípios envolvidos.
Paralelamente foram organizadas visitas guiadas encenadas para mostrar a cultura e a história de cada município de forma contemplativa e interactiva, que decorreram nos períodos dos espectáculos.