HMB e Paulo de Carvalho no TMG, SIAC no Museu e exposições nos 15 anos da BMEL

Agenda Cultural da Guarda

O Teatro Municipal da Guarda (TMG), Biblioteca Municipal da Guarda (BMEL), Museu da Guarda e diversos espaços do concelho, vão acolher mais de 100 actividades, até ao final do ano. A programação cultural destes espaços foi apresentada esta terça-feira, 10 de Outubro, no Museu da Guarda.
O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, disse que “esta Agenda Cultural é um convite para explorar, apreciar e apoiar a arte da nossa comunidade, nunca esquecendo de trazer à Guarda o que de melhor se produz a nível nacional”. Referiu que é “uma programação com grandes nomes a nível nacional e internacional, mas também com uma forte aposta na produção artística local”. O objectivo passa também por aumentar o número de espectadores nas diversas actividades.
O Teatro Municipal da Guarda termina o último trimestre do ano com actividades diversificadas e direccionadas para todos os públicos. A 14 de Outubro a banda portuguesa de soul e funk, HMB, sobem ao palco do Grande Auditório e o Café Concerto recebe, a 27 de Outubro, a Banda de indie rock, Pedro e os Lobos.
“Bora Lá Laborar”, do Teatro Ferro e “Guarda a Nossa Rádio” são duas das peças que estarão em cena no TMG, no dia 19 e 21 de Outubro. E o Teatro Calafrio apresenta nos dias 14, 15 e 16 de Dezembro a peça “O Mal de Ortov”, no Pequeno Auditório. Uma história de um homem que convida a comunicação social para transmitir o seu suicídio, em direto, no noticiário, após confessar o homicídio da sua vizinha.
Paulo de Carvalho, sobe ao palco do Grande Auditório, nas Comemorações do dia da Cidade, a 27 de Novembro.
Emmy Curl marcará presença na Guarda, no Café Concerto do TMG, no dia 4 de Novembro e Salomão Soares e Anna Setton vão actuar no Pequeno Auditório, no dia 18 de Novembro.
O filme “O Soldado Nobre” de Jorge Vaz Gomes é apresentado a 11 de Novembro, no Grande Auditório. A 24 de Novembro, Beatriz Gosta traz até à cidade mais alta o seu novo espectáculo “Resort”.
Em Dezembro, no dia 2, o TMG recebe a cantora luso-caboverdiana, Carmen Souza. O Tributo a Tina Turner, “Simply The Best”, está agendado para o dia 7.
A arte também vai estar presente no Teatro da Guarda, na Galeria de Arte, com as exposições “Ovelhas à Solta – Maestras do Carrilhão”, dos artistas guardenses Pushkhy e João Brigas, até 18 de Novembro e Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras, com inauguração a 15 de Dezembro.
Na programação do Museu da Guarda haverá a inauguração de várias exposições, bem como nos espaços expositivos existentes nas aldeias de Famalicão, Aldeia do Bispo e Gonçalo. No dia 23 de Novembro será apresentado o N.º 45 da revista Praça Velha – Revista Cultural.
Destaque, ainda, para a 7ª Edição do Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda, que decorrerá de 9 a 19 de Novembro. A iniciativa decorre no Museu da Guarda, Capela do Solar dos Póvoas e Torre de Menagem e tem por mote Eduardo Lourenço.
A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço dá seguimento à sua programação variada, dirigida a diversos tipos de público e idades, composta por apresentações de livros, exposições, contos, visitas à biblioteca, oficinas variadas e conversas.
A sessão de literacia e saúde mental, educação e parentalidade consciente, ‘Filho (a), eu também sou importante’ por Ana Higuera decorre no dia 14 de Outubro e o Ciclo de Conferências Internacionais “A Europa dos Escritores” – Texto e contextos na obra de Vergílio Ferreira por António José Dias de Almeida, no dia 26 de Outubro.
Destaque para o Recital de Poesia e Música Toda a poesia é luminosa, por César Prata e António Saraiva, uma parceria com a Associação local Calafrio, no dia 18 de Novembro.
As exposições “Tempos de Eduardo Lourenço” de Maria Manuela Baptista, Maria Manuela Cruzeiro e Fernanda de Castro e “Um (e)terno olhar: Eduardo Lourenço, Vergílio Ferreira e a Guarda”, assinalam os 15 anos da BMEL. No dia 7 de Dezembro será entregue na BMEL o Prémio Eduardo Lourenço 2023. No ano em que se assinala o centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço, o prémio será entregue à escritora Lídia Jorge, na Sala Tempo e Poesia.

Notícias Relacionadas