As Câmaras Municipais da Guarda e do Sabugal promovem, entre o dia de hoje, 22 de Maio e o dia 12 de Dezembro, um ciclo dedicado ao escritor Nuno de Montemor, pseudónimo literário do padre Joaquim Augusto Álvares d’Almeida, durante o qual decorrerão colóquios, exposições, oficinas, edições e teatro.
Esta co-organização, que tem como objectivo homenagear o referido autor, surge pelo facto de Nuno de Montemor ter nascido em Quadrazais (Sabugal) e ter vivido e desenvolvido na Guarda grande parte da sua actividade como autor, como Capelão Militar e como mentor do Lactário Dr. Proença.
Na Guarda, o Ciclo Nuno de Montemor tem hoje início, dia 22 de Maio, no Teatro Municipal da Guarda, com uma oficina/leitura encenada da obra de Nuno de Montemor “Água de Neve”. A iniciativa, destinada aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, decorre até 30 de Maio, excepto aos fins-de-semana, com sessões às 10.00 e às 14.30 horas.
No dia 26, às 10.00 horas, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço é inaugurada a exposição “Nuno de Montemor: Alma brava e meiga”, seguindo-se o colóquio “Vida e obra do escritor Nuno de Montemor”. A exposição ficará patente até 12 de Julho, nos espaços de acesso ao público da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), podendo ser visitada durante o horário da biblioteca.
O colóquio destina-se ao público em geral e é constituído por dois painéis. Da parte da manhã, moderado por António Morgado, onde serão abordados os temas: “Uma revisitação à obra de Nuno de Montemor” por Jesué Pinharanda Gomes e “Nuno de Montemor, na memória de um adolescente”, por Manuel Joaquim Geada Pinto. No painel da tarde, moderado por Manuel Luís Santos, com início às 15.00 horas, Eduardo Sucena fará uma intervenção sob o tema “Nuno de Montemor reencontrado” e José Manuel Monteiro falará sobre “O crime de um Homem Bom” – ideologia(s) e literariedade”.
Ainda no dia 26, às 18.00 horas, também na BMEL, será apresentado o n.º 34 da Revista “Praça Velha” – núcleo temático dedicado à vida e obra do escritor Nuno de Montemor.
No dia 12 de Julho, às 21.30 horas, terá lugar no Auditório Municipal da Guarda, a peça de teatro “Maria Mim” de Nuno de Montemor, pelo grupo de teatro “Guardiões da lua”.
No Sabugal, o programa do Ciclo Nuno de Montemor começa com a exposição “Nuno de Montemor: Alma brava e meiga”, aberta ao público de 23 de Julho a 28 de Setembro, no Museu do Sabugal. Quanto à oficina/leitura encenada da obra de Nuno de Montemor “Água de Neve”, pode ser apreciada pelos alunos das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho do Sabugal, de 9 a 12 de Dezembro.
O colóquio “Vida e obra do escritor Nuno de Montemor” terá lugar dia 12 de Dezembro, no Auditório Municipal do Sabugal.