Numa produção do Teatro Municipal da Guarda (TMG) com a colaboração da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) e integrada no ciclo dedicado ao escritor Nuno de Montemor estreia hoje, 22 de Maio, a oficina/espectáculo “Água de Neve”.
Esta actividade, exclusiva para os alunos das escolas básicas do concelho da Guarda, está em cena até 30 de Maio com sessões diárias às 10.00 e às 14.30 horas (ao fim de semana não há sessão) na caixa de palco do Grande Auditório do TMG.
Trata-se de uma leitura encenada do livro “Água de Neve – poema pastoril” da autoria de Nuno de Montemor. A iniciativa, que terá música ao vivo, tem a encenação de Élia Fernandes do Serviço Educativo do TMG e a leitura/interpretação de Teresa Gonçalves e Marta Costa, do Serviço Educativo da BMEL.
Nuno de Montemor é o pseudónimo de Joaquim Augusto Álvares de Almeida, que nasceu em Quadrazais, concelho do Sabugal, distrito da Guarda. Após ter sido ordenado sacerdote, foi nomeado capelão e secretário do Distrito de Recrutamento e Reserva do Exército, nesta cidade. Na qualidade de assistente religioso acompanha os militares ao teatro de guerra em França, por ocasião da Primeira Grande Guerra. Neste país trava conhecimento com intelectuais, como Augusto Casimiro, de quem ficará amigo.
Autor de obra muito vasta, foi poeta, contista, romancista e dramaturgo e obteve significativo sucesso editorial, chegando mesmo a ser o autor com maior procura no mercado do livro. Este êxito levaria à publicação de algumas obras no estrangeiro. A sua obra foi estudada fora de Portugal e traduzida para espanhol, francês, italiano e holandês.