As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Grupo de Teatro da Vela participou no projecto ‘Palcos Novos Palavras Novas’ em Leiria

O Grupo de Teatro da Vela – Gambozinos e Peobardos participou no projecto PANOS – Palcos Novos Palavras Novas, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com o Teatro José Lúcio da Silva.

O PANOS é um projecto que encomenda, anualmente, peças originais a escritoras/es de renome, para serem representadas por adolescentes, num cruzamento entre o teatro escolar e juvenil e as novas dramaturgias.

Assim, no fim-de-semana de 17, 18 e 19 de Maio, o grupo Gambozinos e Peobardos levou o nome da Vela, da Guarda e dos Gambozinos e Peobardos a Leiria, ao Teatro Miguel Franco.

Esta foi a primeira vez que um grupo de teatro da Guarda participou e, depois de muito trabalho e dedicação, três espectáculos na casa do povo da Vela, da presença do júri do TNDMII na Vela para assistir ao espectáculo, o grupo das jovens dos Gambozinos e Peobardos foi seleccionado para apresentar no Festival PANOS.

Joana Cavaleiro, do Grupo de Teatro da Vela – Gambozinos e Peobardos, explicou que “a Oficina de Teatro para crianças e jovens que este ano, com o grupo das jovens integraram o concurso PANOS (Palcos Novos Palavras Novas) do Teatro Nacional D. Maria II e foram seleccionadas para ir apresentar o seu espectáculo a Leiria, representando pela primeira vez no concurso um grupo de teatro da Guarda”. E acrescentou: “Estamos muito contentes e orgulhosos do trabalho que temos vindo a desenvolver com as crianças e jovens participantes da Oficina de Teatro”.

Ler também:  Guarda - Espectáculo de dança no Grande Auditório do Teatro Municipal

O grupo dos mais novos Gambozinos e Peobardos tem apresentado Leituras Encenadas na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda. Recorde-se que o grupo de Teatro da Vela – Gambozinos e Peobardos criou, em 2018, a Oficina Teatral para os mais novos.

Joana Cavaleiro refere que se trata de “um processo em que juntamos crianças de vários locais na Escola primária da Vela todos os sábados com o intuito de criar um objecto artístico final, uma peça de teatro, criada por todo o grupo”. E acrescenta: “Este ano na 6ª edição da Oficina de Teatro decidimos com as mais pequenas fazer leituras encenadas de livros infantis escolhidos por elas. Apresentaram as leituras na escola primária da Vela, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e estamos a planear levar as leituras encenadas também às escolas”.

Notícias Relacionadas