Gouveia Art Rock divulga música progressiva

> Cultura > Gouveia Art Rock divulga música progressiva
Jornal A Guarda

Música

O Município de Gouveia vai organizar a 15.ª edição do Gouveia Art Rock nos dias 4, 5 e 6 de Maio. Único no país, o Gouveia Art Rock teve a sua 1.ª edição em 2003, é inteiramente dedicado ao Rock progressivo e organizado pelo Município de Gouveia. Considerado um dos maiores e mais importantes festivais do mundo da música progressiva, o Gouveia Art Rock terá este ano a sua 15.ª edição e, perante o sucesso, a aposta no festival tem vindo a afirmar Gouveia como a cidade da música progressiva.
Este festival baseia-se no género musical conhecido como rock progressivo (também abreviado para prog rock ou simplesmente prog), um estilo de música rock com influências da música clássica e do jazz, que surgiu no fim da década de 1960 em Inglaterra e que se tornou muito popular na década seguinte, contando ainda hoje com muitos adeptos. O Gouveia Art Rock acontece sempre durante um fim-de-semana no Teatro Cine de Gouveia, seguindo desde o seu início um conceito que permite aos espectadores assistirem a momentos distintos, não se circunscrevendo ao local dos concertos, estendendo-se gratuitamente a toda a cidade de Gouveia.
A abertura da 15.ª edição do festival acontecerá no dia 4 de Maio, pelas 22.00 horas, nos Paços do Concelho, com os Flairck, formação oriunda da Holanda, Bélgica, México e Cazaquistão, realizando-se pelo segundo ano consecutivo no edifício da Câmara Municipal de Gouveia. No segundo dia, sábado 5 de Maio, a partir das 15.00 horas, atuam os franceses Camembert e a formação dos ingleses David Cross Band e David Jackson.
A partir das 21.15 horas, sobem ao palco do Teatro Cine de Gouveia os Flairck, para uma segunda actuação no festival e o incomparável músico Português, José Cid, com a apresentação de um dos melhores álbuns do mundo da música progressiva “10.000 anos entre Vénus e Marte”. Domingo, dia 6 de Maio, as actividades do festival começam pelas 11.00 horas na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, com debates sobre música e o festival, moderado por Thomas Olsson da Universidade de Lund na Suécia, e com a participação músicos que constituem o cartaz do Festival. Nesse dia os concertos iniciam às 15.00 horas, com a actuação dos americanos Bent Knee no Teatro Cine de Gouveia, seguindo-se às 17.00 horas, o concerto dos ingleses Magna Carta, no edifício da Câmara Municipal e, pelas 18.45 horas, o concerto de André Cardoso, na Igreja de S. Pedro. A partir das 21.15 horas, o Gouveia Art Rock encerrará com a actuação do inglês Steve Hackett, cabeça de cartaz do festival. No decurso do festival decorrerá na Galeria do Teatro Cine de Gouveia, também, uma feira do disco, do cartaz, da memorabilia e do merchandising.

Últimas notícias

17 de Maio, 2024
Município de Seia assinala Dia Municipal do Bombeiro
17 de Maio, 2024
Jornal A GUARDA celebra 120 anos de história
17 de Maio, 2024
Fundação Nova Era Jean Pina ajuda instituições em Portugal e França
17 de Maio, 2024
Quercus atribui “Qualidade de Ouro” a dez praias da região da Guarda
17 de Maio, 2024
Jornada diocesana de pastoral familiar dedicada à caminhada sinodal

Notícias Relacionadas