Guarda


O 40º Festival de Folclore da Guarda, organizado pelo Centro Cultural da Guarda, vai decorrer na Praça Velha, na Guarda, no dia 16 de Julho. O evento conta com a participação do Grupo Folclórico de Vila Verde (Braga), Rancho Folclórico da Casa do Povo do Tramagal (Abrantes), Rancho Folclórico S. Tiago (Mirandela) e Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda.
O programa começa às 17.00 horas com a recepção dos grupos no Centro Cultural da Guarda e a sessão de boas vindas na Câmara Municipal da Guarda.
O desfile entre o Jardim José de Lemos e a Praça Velha tem início às 20.30 horas, estando o Festival marcado para as 21.horas.
O Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda foi fundado em 1967. Ao longo dos anos tem procurado ser mensageiro do Folclore da Região da Beira Alta Serrana, tentando pesquisar, preservar e interpretar recolhas feitas na nossa região e terras raianas.
“São da zona da Serra da Estrela a maior parte das canções e danças que enriquecem o seu reportório, quais autênticas jóias encrustadas nas tradições e viveres da nossa gente”, refere o Centro Cultural da Guarda em comunicado. E acrescenta: “É representativo e bem característico na mensagem de alegria e vivência quotidiana de gerações que nos legaram tão rico espólio cultural”.
O documento dá conta de que “é particularmente característica desta região a Dança da Roda”, e de que “é tipicamente serrano é também o seu traje, representativo dos Pastores e Antigas Aguadeiras da cidade da Guarda”.
O rancho é formado por tocadores, cantadores, dançadores e figurantes que atingem 40 elementos. Tem atuado em todo o País em inúmeros Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore nomeadamente em Espanha, França, Alemanha e Bélgica. Esteve também uma semana na Madeira, onde actuou em várias localidades daquela Ilha em 1996 e 2016.
Promoveu e organizou 40 Festivais Nacionais e 3 Internacionais de Folclore na cidade da Guarda. Tem editados 2 discos em Vinil e 1 CD em 2011.