São hoje inauguradas, pelas 18.00 horas, na Galeria do Paço da Cultura da Guarda, duas novas exposições, uma de fotografias de viagem, de Helena Pereira e Margarida Cardoso da Silva, e outra de pintura, da autoria de Manuel Filipe.
Em relação à exposição de Helena Pereira e Margarida Cardoso da Silva, o catálogo da mostra refere que as duas fotógrafas apresentam “uma selecção de imagens captadas ao longo de mais de duas décadas em viagens pelos cinco continentes. Helena Pereira e Margarida Cardoso Silva são ambas investigadoras e fotógrafas por paixão.
Já a exposição de pintura de Manuel Filipe apresenta no Paço da Cultura algumas das obras mais significativas daquele autor neo-realista português. Trata-se de uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa, que é a depositária de uma parte significativa do espólio do pintor. Manuel Filipe, professor, pedagogo, expoente máximo da pintura do século XX português, nasceu em Condeixa em 1908 e faleceu em Lisboa em 2002. Passou pela Guarda como professor do ensino secundário. Particularmente activo entre 1943 e 1945, Manuel Filipe insere-se na corrente neo-realista que marcou o panorama artístico português nas décadas de 1940 e 1950.
As exposições de fotografia e de pintura ficam patentes até 16 de Maio, têm entrada livre, e podem ser visitadas de terça-feira a sábado, das 13.00 às 19.00 horas.