Exposição sobre o Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus

Guarda – Espaço ExpoEcclesia

“Centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus – Obra herdeira do Pensamento e Espírito de D. João de Oliveira Matos” é o tema da exposição temporária que vai ser inaugurada, no dia 1 de Dezembro, no espaço ExpoEcclesia, na Guarda, no âmbito do centenário da Fundação da Liga dos Servos de Jesus.
A Curadora da exposição, Joana Pereira (Historiadora de Arte e Museóloga do quadro de pessoal da Diocese da Guarda) referiu ao Jornal A Guarda que “a mostra tem com temática central a Obra fundada por D. João de Oliveira Matos em 1924.
A exposição pretende fixar o olhar no percurso de vida e no Carisma de D. João de Oliveira Matos; mostrar a importante missão eclesial e social da Liga dos Servos de Jesus; e verificar a expansão da Liga dos Servos de Jesus na Diocese da Guarda, mas também noutras Dioceses.
Joana Pereira refere ainda que “o programa expositivo compreende peças de diversas tipologias artísticas, como insígnias eclesiásticas, fotografia, escultura, documentos, objectos e paramentos religiosos do período moderno”.
As obras que integram a exposição são provenientes das diferentes Casas da Liga dos Servos de Jesus, da Paróquia Santa Maria de Celorico da Beira -Espinheiro e do Paço Episcopal da Guarda e estão enquadradas em três núcleos: D. João de Oliveira Matos – Vida e Alma; Liga dos Servos de Jesus – génese, nascimento, identidade, crescimento e acção; e advogados e especiais Protectores da Liga dos Servos de Jesus.
Relativamente à metodologia da investigação, a Curadora referiu que privilegiou duas vertentes principais “a consulta de bibliografia e documentação e as informações obtidas através de pesquisa por recolha oral”.
Joana Perei5ra adiantou que “para a concepção da mostra e a selecção e recolha das peças que vão ser apresentadas foi indispensável a incansável determinação e cooperação de todas as Servas de Jesus, as ‘obreiras’ que não mediram esforços para levar a bom porto esta mostra”.
A abertura oficial, presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício e pela Coordenadora da Liga dos Servos de Jesus, Irmã Irene Fonseca, terá lugar no dia 1 de Dezembro de 2023, às 17.00 horas, na ExpoEcclesia, e é aberta ao público.

Notícias Relacionadas