Curso de Verão sobre “Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento”

Centro de Estudos Ibéricos

O XXIII Curso de Verão, subordinado ao tema genérico ‘Novas fronteiras, outros diálogos: cooperação e desenvolvimento’, vai decorrer entre Coimbra, Guarda e Almeida entre os dias 27 de Junho e 1 de Julho de 2023, preenchido com conferências, comunicações, painéis de debate e trabalhos de campo. As apresentações e os debates, que decorrerão em modalidade mista, abordarão, entre outros, os seguintes temas estruturantes: Paisagens, patrimónios e desenvolvimento local: recursos do território e sustentabilidade; Dinâmicas socioeconómicas em diferentes contextos territoriais; Cooperação e desenvolvimento: políticas públicas e coesão territorial.
A presente edição adquire um significado especial por se tratar do ano em que se comemora o Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço (1923-2000), mentor, patrono e Director Honorífico do CEI. Por este motivo, o pensamento e o legado de Eduardo Lourenço serão apresentados e debatidos do decurso do evento.
O Curso integra duas visitas de estudo onde serão apresentados temas e debatidas problemáticas relacionadas com as paisagens, os patrimónios e os territórios fronteiriços entre Portugal e Espanha.

Notícias Relacionadas