Centenário de Eduardo Lourenço e entrega do Prémio Eduardo Lourenço a Agustín Cabero

Centro de Estudos Ibéricos

Esta sexta-feira, 3 de Março, vai decorrer na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, a apresentação da Rede de Parceiros e do pré-programa das Comemorações do Centenário do Nascimento de Eduardo Lourenço, que está a ser coordenado pela Câmara Municipal da Guarda com o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e a entrega do Prémio Eduardo Lourenço a Agustín Cabero.
As apresentações têm início, às 15.00 horas, com o Colóquio “Leituras de Eduardo Lourenço: Nós como futuro”. Com esta iniciativa, o Centro de Estudos Ibéricos propõe às personalidades distinguidas com o Prémio Eduardo Lourenço que reflictam, a partir das suas áreas específicas, sobre a sua importância e implicações para “as luzes e as sombras do mundo em que vivemos”. O colóquio terá como oradores: António Sáez Delgado (Prémio EL 2014), Fernando Paulouro (Prémio EL 2017), Carlos Reis (Prémio EL 2019) e Pílar del Rio (Fundação José Saramago – Prémio EL 2021).
Pelas 16.30 horas, será apresentada a Rede de Parceiros e da Programação do Centenário do Nascimento do ensaísta. O grupo que coordena as Comemorações no Centro de Estudos Ibéricos, constituído por António Pedro Pita e Rui Jacinto (Universidade de Coimbra), Roberto Vecchi e Margarida Calafate Ribeiro (Cátedra Eduardo Lourenço, Universidade de Bolonha), tem vindo a preparar um programa com o envolvimento directo de instituições com quem o professor estabeleceu uma relação mais estreita e que esboçam um possível Roteiro Eduardo Lourenço.
São parceiros nestas comemorações: Câmara Municipal da Guarda, Universidade de Coimbra, Universidade de Salamanca, Instituto Politécnico da Guarda, Câmara Municipal de Almeida, Câmara Municipal de Coimbra, Fundação Calouste Gulbenkian, Biblioteca Nacional, Instituto Camões, Centro Nacional de Cultura, Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Rede de Bibliotecas Escolares, Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela, Direcção Regional da Cultura do Centro, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Turismo Centro de Portugal e o Turismo de Portugal.
A Entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2022, ao Professor Valentín Cabero Diéguez (Espanha), está programada para as 18.00 horas. O
Valentín Cabero Diéguez geógrafo, catedrático jubilado da Universidade de Salamanca, tem dedicado o seu trabalho aos lugares e às pessoas, às paisagens e aos valores patrimoniais e conhece com rigor os processos de transformação dos territórios mais vulneráveis da fronteira luso-espanhola.
Ao longo de dezoito anos, o Prémio Eduardo Lourenço distinguiu personalidades e instituições com actividade relevante no universo ibérico. As Comemorações do Nascimento de Eduardo Lourenço terão início a 23 de Maio de 2023, dia do aniversário do ensaísta e irão prolongar-se por um ano, até 23 de maio de 2024.

Notícias Relacionadas