As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Adriano Vasco Rodrigues recebeu medalha de Mérito Cultural

Cerimónia decorreu em Ponte de Lima

Adriano Vasco Rodrigues foi agraciado com a medalha de Mérito Cultural, no dia 20 de Maio, em Ponte de Lima, no Teatro Diogo Bernardes, no âmbito da convenção nacional do património histórico-cultural. Numa parceria entre a Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico e o Município de Ponte de Lima, esta convenção reuniu um conjunto de personalidades com intervenção directa nesta temática, cuja missão é a de preservar e promover o património Histórico-Cultural.
A Medalha de Mérito Cultural foi entregue pelo Secretário de Estado da Cultura, a Adriano Vasco Rodrigues, em reconhecimento de uma vida dedicada ao estudo, à investigação histórica, e às causas da cultura, do património e da arqueologia peninsular ao longo de mais de cinquenta anos.
Adriano Vasco Rodrigues, investigador e docente, natural de Longroiva, desde cedo se interessou pela arqueologia e história do distrito da Guarda, tendo promovido vários trabalhos de campo reflectidos numa vasta bibliografia que se reparte entre o Paleolítico e a Idade Média. É autor de obras e estudos de investigação histórica, artística e arqueológica, tendo contribuído para um maior conhecimento ao nível da arqueologia peninsular através de obras como “Arqueologia da Península Hispânica” ou “História Geral da Civilização”.
O trabalho de investigação desenvolvido tem sido reconhecido a nível internacional, participando em colóquios e seminários europeus. Entre 1959 e 1964, foi coordenador do curso de Arqueologia Hispânica na Universidade do Porto. É membro da união europeia de conselheiros técnico-científicos e investigador do centro de estudos africanos da Universidade do Porto.
Em 1996 foi condecorado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, tendo recebido medalhas de mérito da cidade do Porto, da Guarda e do município de Almeida. A sua vida tem sido repartida entre a investigação e a docência, nomeadamente em Portugal, Angola e a Bélgica, onde dirigiu a Schola Europaea.

Ler também:  Prémio de Melhor Argumento cinematográfico para jovem da Guarda

Notícias Relacionadas