Academia Sénior da Guarda – Exposição de trabalhos de pintura encerra ano de actividades

Nas instalações da Academia Sénior da Guarda, no edifício da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico Augusto Gil, foi inaugurada na segunda-feira, dia 23 de Junho, uma exposição de trabalhos feitos por 11 alunos que frequentaram a disciplina de Pintura.

A mostra é composta por 29 obras, de pintura e de desenho, que foram elaboradas pelos alunos seniores, ao longo do ano lectivo de 2013/2014, sob a orientação da professora Maria Graciana Cruz, que considerou o trabalho final “surpreendente”. “Para mim foi muito surpreendente. Fui perguntando as experiências com óleo e disseram que era muito pequena. Fui dando alguns conceitos de desenho e foi no desenvolvimento do desenho que depois chegámos à tela, onde trabalhámos por temas”, contou a responsável ao Jornal A Guarda. Maria Graciana Cruz reconhece que, apesar da experiência dos alunos “ser pouca”, no grupo “já há pessoas avançadas e que devem continuar” a pintar.
Emília Andrade, presidente da direcção da Academia Sénior da Guarda também referiu que o resultado final foi “surpreendente” por verificar que “para algumas pessoas foi a primeira experiência” no campo das artes. “Este é o resultado de um processo gradativo, realizado com a ajuda da professora. O resultado final é surpreendente, para quem, praticamente, nunca teve aulas de pintura. A maioria das pessoas fez aqui as primeiras aprendizagens ao nível da pintura”, disse. Segundo a responsável, em princípio, a disciplina de Pintura é para continuar no próximo ano lectivo.
Na sessão inaugural da mostra, que contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal da Guarda, Ana Isabel Baptista, a presidente da Academia Sénior lembrou a anterior professora de Pintura, Evelina Coelho, que faleceu em Novembro de 2013: “A Evelina, não a podemos nunca esquecer. Ela está sempre no nosso coração”.
A Academia Sénior da Guarda lecciona várias disciplinas ao longo do ano como Pintura, Educação Física, Literatura, Património, Inglês, Francês, História, entre outras. No ano lectivo de 2013/2014 ministrou 18 disciplinas, por 19 professores, e foi frequentada por 135 alunos seniores.

Notícias Relacionadas