Workshops internacionais de turismo religioso passam pela Guarda

Igreja/Turismo

Os VII Workshops Internacionais de Turismo Religioso (WITR) vão decorrer em Fátima de 7 a 9 de Março. Na edição deste ano terá lugar a realização da primeira Conferência Internacional das Cidades Santuário.
Esta edição, além do Turismo Católico em Fátima, acrescenta mais uma vez, o Turismo de Herança Judaica, na Guarda. Na Guarda os trabalhos vão decorrer no Teatro Municipal.
De acordo com o programa, no primeiro dia vão ser abordadas temáticas relacionadas com destinos de peregrinação e turismo religioso; factores de (re)valorização ou rotas culturais da Europa e oportunidades e desafios para a competitividade e inovação dos destinos”.
A organização refere que nesta iniciativa “são esperados cerca de 1000 participantes, entre os quais 150 Hosted buyers, 150 Suppliers e mais de 40 Expositores, todos especialistas em turismo religioso e peregrinações, neste que é o maior encontro mundial de profissionais deste segmento turístico”.
Os Workshops Internacionais de Turismo Religioso pretendem promover uma bolsa de contactos de negócio entre os participantes; promover internacionalmente Portugal enquanto destino privilegiado de Turismo Religioso; reforçar a importância do Turismo Religioso no contexto do sector turístico mundial.
A iniciativa tem como principais destinatários os operadores turísticos internacionais e nacionais, empresários do sector da hotelaria e turismo e os líderes de opinião e outros profissionais.
As cidades santuário e os lugares sagrados, em geral, como destinos de fluxos humanos de motivação religiosa fazem parte do património da Europa. A organização considera que é uma “realidade que é importante proteger e valorizar, projectando todo um conhecimento adquirido e uma cultura enraizada, que o fenómeno da laicização presente em muitos países europeus não põe em causa”.
Os VII Workshops Internacionais de Turismo Religioso são organizados pela ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, em colaboração com a Câmara Municipal de Ourém, e com o apoio do Santuário de Fátima, do Turismo do Centro de Portugal, Turismo de Portugal e da Câmara Municipal da Guarda em conjunto com a Rede de Judiarias para apoiar o segmento específico de Herança Judaica.

Notícias Relacionadas