A Cap Magellan, principal e maior associação de jovens luso-descendentes em França, organiza pelo 22º ano consecutivo a campanha de segurança rodoviária chamada “Sécur’été 2024, Verão em Portugal”. Esta campanha é principalmente destinada aos portugueses e aos lusodescendentes que moram em França, e percorrem as estradas de carro para as férias de verão.
Através desta campanha, a Cap Magellan procura sensibilizar os automobilistas para os perigos das longas viagens (cansaço, excesso de velocidade, etc.), assim como para as precauções a tomar antes e durante o percurso (preparação do veículo, uma pausa a cada duas horas para descansar, etc.). A equipa também informa os automobilistas sobre as mudanças do código da estrada entre os países atravessados (velocidade autorizada, álcool, coletes refletores, testes de álcool, etc.).
A campanha decorre em três países: França, Espanha e Portugal.
O seu principal objetivo é a diminuição do número de acidentes nas estradas durante os trajetos longos e depois das saídas
De salientar também que a campanha incorpora um eixo noturno com várias acções que têm como público alvo os jovens. Aí, tratam-se de ações em discotecas e festivais de música e a prevenção incide sobretudo na sensibilização aos perigos da condução sob efeito do álcool e de estupefacientes.
A iniciativa envolve mais de uma centena os voluntários e membros da equipa da Cap Magellan que realizam atividades de sensibilização para os automobilistas nos 3 países. No fim-de-semana, a 27 e 28 de Julho, a campanha acontece em três fronteiras entre Portugal e Espanha: Vilar Formoso, Chaves e Valença.
Em Vilar Formoso a acção de sensibilização decorre, em simultâneo, na fronteira física e na estação de serviço da BP da A25, sentido Espanha-Portugal, a 11km da fronteira, no sábado 27 de julho todo o dia e no domingo 28 de julho de manhã.
No sábado 28 de Julho, pelas 11.30 horas, na (antiga) fronteira de Vimar Formoso, decorrerá a habitual acção com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas – José Cesário, do Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) – Rui Ribeiro, e do vogal do Conselho Diretivo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes – Pedro Miguel Silva.