Universidade da Beira Interior organiza Noite Europeia dos Investigadores com Festival de Ciência

Iniciativa dinamiza espaços da Covilhã, Fundão, Guarda e Castelo Branco

A Universidade da Beira Interior organiza mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores com um Festival de Ciência, que vai dinamizar diversos espaços das cidades da Covilhã, Fundão, Guarda e Castelo Branco, com a participação de mais de cinquenta investigadores e 300 participantes. O Festival de Ciência ‘U*NIGHT’ é uma oportunidade para que a comunidade da região conheça de forma simples o papel da investigação na vida de todos os dias.
As actividades decorrem no âmbito do projecto ‘U*NIGHT – The UNITA Researchers’Night’, um projecto financiado pela União Europeia no âmbito da aliança UNITA e que tem em vista organizar eventos públicos à escala europeia, mostrando a diversidade da ciência e o seu impacto na vida quotidiana dos cidadãos de forma divertida e inspiradora, desfazendo mitos e focando temas importantes da actualidade, como a inclusão e a sustentabilidade, as alterações climáticas, a cidadania europeia, o mundo digital e novas tecnologias, a saúde e a doença, entre outros.
O Festival começa a 25 de Setembro e prolonga-se até dia 29. De 25 a 29, entre as 15.00 e 19.00 horas, o cais coberto da estação de comboios da Covilhã recebe a actividade “Artes no Cais”, que inclui uma exposição de projectos dos alunos das licenciaturas e mestrados em Arquitectura, Cinema Design Multimédia, Design Industrial e Design de Moda, sessões de cinema ao ar livre e várias experiências de luz e som. Ainda ligado a este espaço e no contexto ferroviário, decorrerá a iniciativa “Ciência a Bordo” onde alunos das escolas da região vão participar em actividades de divulgação da ciência, a decorrer em viagens de comboio Covilhã-Guarda-Covilhã e Covilhã-Castelo Branco-Covilhã.
De 26 a 29, entre as 10.00 e as 13.00 horas e das 14.00 às 18.00 horas, estará patente na Galeria António Lopes uma “Mostra de Ciência e Tecnologia”, onde decorrerão inúmeras actividades práticas em colaboração com as licenciaturas e mestrados em Engenharia Electromecânica, Engenharia Informática e Ciências do Desporto, explorando temas como a robótica móvel, realidade virtual, desporto e bem-estar, entre outras curiosidades de cultura geral.
No dia 29, pelas 17.00 horas, o NATA Lisboa-Covilhã será o palco da “Maratona da Investigação”, um conjunto de conversas sobre temas científicos diversos e de interesse para o público em geral, abordados de forma informal e clarificadora pelos investigadores da UBI. Às 20.30 horas, terá início a “Caminhada Científica”, rumo à Praça do Município, uma actividade que promete reunir associações socioculturais da Covilhã e as Unidades de Investigação da UBI, promovendo ao longo do percurso a interacção entre os investigadores e a população e a discussão à volta de temas científicos que despertam a curiosidade e interesse do cidadão comum. A iniciativa encerra pelas 21.30 horas, com “A Ciência é um Espectáculo”, onde o humorista Carlos Vidal irá saudar todos os presentes com um espectáculo de stand-up comedy.

Notícias Relacionadas