As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Sistema “SafeBee” protege colmeias da acção dos larápios

Investigação

A equipa MagicKey, uma empresa spin-off do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), desenvolveu um sistema de protecção para colmeias, denominado “SafeBee”, que permite a sua geolocalização em caso de roubo.
O novo sistema consiste na colocação de um dispositivo nas colmeias que, em caso de roubo, envia um alerta para um telemóvel pré-definido e fornece a sua localização exacta. De acordo com Luís Figueiredo, docente do IPG e coordenador do projecto MagicKey, em caso de furto, o telemóvel que recebe o alerta tem “uma aplicação que indica a localização e faz, em tempo real, todo o seguimento da colmeia”.
O responsável adiantou que o produto tecnológico foi desenvolvido para responder às preocupações dos apicultores que têm apiários em locais isolados e sem vigilância e que temem o seu desaparecimento. “Foi um apicultor da Beira Interior que veio ter connosco, porque já tinha sido assaltado duas vezes e precisava de um novo sistema, porque o que havia no mercado não o satisfazia”, contou Luís Figueiredo.
“O apicultor é alertado sempre que exista um movimento e/ou a abertura da tampa da colmeia para roubo de quadros. A informação surge no seu Smartphone, através de um disparo sonoro e visual, onde poderá ver em mapa a sua localização e velocidade de deslocamento. O apicultor com recurso à aplicação do seu SmartPhone pode ainda a qualquer momento pedir a localização da colmeia”, explicam os promotores. Acrescentam que o “SafeBee” foi desenvolvido com vista a funcionar com consumos de energia extremamente baixos, “permitindo assim ter autonomia energética superior a um ano. Esta característica permite que seja trocada a bateria anualmente, ou seja, na manutenção anual da colmeia”. “Na concepção do “SafeBee” teve-se por objectivo o desenvolvimento de uma solução que não tivesse qualquer mensalidade, no sentido de a tornar o mais económica possível. Assim, o sistema apenas tem custos se for roubada e/ou aberta, sendo que nestas situações apenas é gasta uma SMS por cada alerta”, é também explicado.
A equipa responsável pelo projecto refere ainda que “recentemente alguns estudos demonstram que a existência de radiações electromagnéticas junto de colmeias afectam gravemente o normal funcionamento destas. Com base neste conhecimento o “SafeBee” foi desenvolvido de forma a que durante o normal funcionamento da colmeia não fossem emitidas quaisquer radiações electromagnéticas, sendo apenas emitida radiação em caso de roubo ou abertura da colmeia”.
O novo sistema, comercializado pelo valor base de 170 euros, está a ser procurado por apicultores individuais e por associações de produtores de mel de vários pontos do país.

Ler também:  Jornal A GUARDA distinguido com a ‘Medalha de Honra do Município Grau Prata’

Notícias Relacionadas