O Ministro da Agricultura e Pesca, prometeu ajudar no processo da barragem do planalto de Videmonte prevista no Plano de revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela. José Manuel Fernandes respondeu de forma positiva ao repto lançado pelo Presidente da Câmara da Guarda, na cerimónia de inauguração do Guarda Wine Fest, que decorreu no dia 12 de Julho, na Alameda de Santo André, na Guarda.
Sérgio Costa, começou por referir que “na Guarda, como no País, temos a obrigação de antecipar as alterações climáticas e fazer o nosso trabalho de casa. As reservas estratégicas de água são extremamente importantes para a Serra da Estrela e para o País”.
O autarca deu conta do trabalho em curso, lembrando que “os seis municípios do Parque Natural da Serra da Estrela estão a finalizar pela primeira vez um plano de avaliação dos recursos hídricos nesta área protegida”.
Referiu que “é convicção desta Região, que as medidas relacionadas com o abastecimento de água, os regadios e a produção de energia, possam ser implementadas no Plano de Revitalização da Serra da Estrela, que foi criado após os incêndios do verão de 2022, e que consumiu 24 mil hectares de área da nossa maior área protegida portuguesa”.
Sérgio Costa lembrou que “apesar de aqui nascerem três bacias hidrográficas, é primordial avançar com o projeto da Barragem do Planalto de Videmonte, criando uma nova reserva estratégica nacional de Água, seja para a bacia do Zêzere, seja para a bacia do Mondego, mas que irá também permitir efetuar o abastecimento de água com a fiabilidade necessária a oito Concelhos da nossa região, para além de poder fazer surgir um novo regadio que pode transformar a Região, num polo agrícola só comparável com os maiores regadios do país nas suas potencialidades”.
“Com o desenvolvimento do Regadio do Vale do Mondego, o do Alto Zêzere, mas também de algumas outras linhas de água existentes no nosso concelho, como do Luzelo, da Ribeira da Cabras, do Adão e do Massueime, podemos elevar a novos patamares o potencial agrícola e económico de toda esta região”, acrescentou.
Sérgio Costa adiantou que “urge preparar o futuro e dar meios para que os nossos agricultores tenham condições para aproveitar a riqueza que a água representa, para o nosso país e para a nossa região”.
O autarca deu ainda conta de que “o Executivo Municipal decidiu agir e apoiar financeiramente os agricultores e os nossos criadores das raças bovinas, caprinas e ovinas que nos distinguem a nível nacional e valorizam de forma singular o nosso território”. Lembrou a necessidade de complementar o apoio municipal “com medidas musculadas e inequívocas, que deem confiança aos nossos criadores”.
O Ministro da Agricultura e Pescas, referiu que o Guarda Wine Fest é um evento que ajuda a agricultura e é também uma forma de atrair pessoas para este território, afirmando ainda que é uma mais valia para a coesão territorial.