Os seminaristas Ricardo Bernardo e Francisco Coimbra foram instituídos no Ministério de Acólito e no Ministério de Leitor respetivamente, no dia 9 de Novembro, durante a celebração da Missa presidida pelo Bispo da Guarda e que decorreu na Capela do Seminário da Guarda.
D. Manuel Felício disse que “esta instituição nos Ministérios de Acólito e Leitor representa para os dois candidatos que os vão receber, etapas importantes no caminho que eles se propõem percorrer até à meta do Ministério Ordenado”. E acrescentou: “Para ambos pedimos as maiores bênçãos de Deus para que cada etapa das suas vidas, como esta em que estamos a participar, seja vivida sempre com a vontade renovada de seguir atrás do Mestre, o único Bom Pastor, que cuida sempre das suas ovelhas, através daqueles que escolhe para o representarem na condução das comunidades”.
D. Manuel Felício lembrou a Semana dos Seminários (3 a 10 de Novembro) “que nos convida a centrar a nossa atenção na passagem do Salmo 39, 9, onde se nos pergunta – “Que posso eu esperar?”. E explicou: “Dirigida aos que se encaminham para o Ministério Sacerdotal, a sua resposta só pode ser esta – O que eu posso esperar é ser cada vez mais capaz de prestar o serviço de qualidade que Jesus presta à Sua Igreja e ao mundo. Isto porque Ele não veio para ser servido, mas para servir”.
O Bispo da Guarda evocou a celebração do Domingo que convida “a parar diante da Sua Palavra para fazermos dela a vida das nossas vidas”.
“Num mundo muito voltado para fantasias e aparências”, enquanto discípulos de Jesus e seus servidores “a nossa preocupação única tem de ser a verdade das coisas e sobretudo das pessoas”, considerou D. Manuel Felício. Adiantou que “o exemplo de Jesus Sumo Sacerdote, que nos apresenta ao Pai e dele nos traz a Sua Infinita Misericórdia, tem de ser igualmente vivido por nós, a começar pelos investidos no Ministério Ordenado”.
“Que a bênção de Deus a todos nos acompanhe, mas principalmente ao Francisco e ao Ricardo que hoje dão mais um passo importante a caminho do Ministério Sacerdotal”, concluiu o Bispo da Guarda.
Francisco Coimbra é natural da Covilhã e está no 5º ano de Teologia. Cresceu no seio de uma família profundamente cristã, em Cantar-Galo, uma pequena freguesia dos arredores da Covilhã. Foi acompanhado no Pré-Seminário e quando terminou o 12.º ano, na área das Humanidades, decidiu entrar no Seminário Maior da Guarda.
Ricardo Bernardes é natural de Elói Mendes, Estado de Minas Gerais (Brasil), e frequenta o 6º ano de Teologia. Vem de uma realidade profundamente marcada pela fé e piedade do povo português e que, ainda hoje, conserva tantas e preciosas tradições religiosas em suas celebrações litúrgicas, principalmente na Semana Santa.