Seia – Festa da Transumância e dos Pastores celebra tradição ancestral

A romaria das ovelhas à Festa de São João Baptista, na aldeia da Folgosa da Madalena, no dia 23 de Junho, marca o início Festa da Transumância e dos Pastores, no concelho de Seia. Nesta romaria, os pastores desfilam com seus rebanhos, pedindo proteção e um bom ano de pasto ao padroeiro.

A subida à Serra da Estrela acontece a 6 de julho e celebra uma prática secular e identitária do território, que pode ser acompanhada por turistas, visitantes e residentes.

Este evento, que destaca a prática ancestral da transumância, permite que turistas, visitantes e residentes acompanhem os pastores e seus rebanhos na subida à Serra da Estrela.

A autarquia de Seia explica que “não se trata de uma recriação, mas sim, de uma concertação de vontades, em que a prática solitária de outrora, dá lugar à partilha de experiências, entre pastores e todos os que se propõem a vivenciar o pastoreio por um dia”.

Assim, no dia 6 de Julho, o percurso de 11 km tem início em Seia, com mais de 3000 cabeças de gado, atravessando a zona histórica da cidade em direção à Aldeia de Montanha do Sabugueiro. O trilho segue por caminhos e canadas que, há séculos, conduzem pastores e rebanhos ao cimo da montanha.

Durante o trajeto, os participantes poderão, ainda, desfrutar de degustações gastronómicas, inspiradas na tradição gastronómica pastoril e regional, e momentos de animação.

Notícias Relacionadas