A praia fluvial de Loriga, situada em pleno vale glaciário, e a praia fluvial da Lapa dos Dinheiros, na ribeira da Caniça, mantêm o reconhecimento de boa qualidade, comprovada pelas bandeiras azul, acessível e de ouro. No leito do rio Alva, afluente do Mondego, Sandomil também volta a ostentar bandeira acessível.
As bandeiras foram hasteadas no dia 7 de julho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, o Diretor Regional da Região Hidrográfica (ARH) do Centro, Nuno Bravo, e os presidentes de junta de Lapa dos Dinheiros (Paulo Pina), Loriga (José Manuel Pinto) e Sandomil (André Martins).
As bandeiras atestam a boa qualidade das águas balneares e praias ambientalmente sustentáveis, bem como a segurança dos banhistas.
A classificação “acessível” pressupõe o cumprimento de um conjunto de regras que viabilizam a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.
A “Bandeira Azul” é um instrumento de reconhecimento para as praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. A distinção é da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que este ano atribuiu 440 Bandeiras Azuis, das quais 398 em Praias, 19 em Marinas e 23 em Embarcações Ecoturísticas. O concelho de Seia reúne duas das três praias distinguidas no distrito da Guarda.
No que diz respeito ao galardão de ouro, da responsabilidade da Quercus, a praia tem de ter, durante cinco anos consecutivos, a classificação máxima na qualidade da água.
O concelho de Seia dispões de mais quatro águas balneares controladas: Sabugueiro, Senhora do Desterro, Vila Cova à Coelheira e Poço do Lagar.