As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Secretário de Estado do Ensino Superior na tomada de posse de Constantino Rei

Instituto Politécnico da Guarda

O Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, esteve, na quarta-feira, dia 10 de Dezembro, na cidade da Guarda, onde presidiu à Sessão Solene de Abertura do Ano Académico e à tomada de posse do presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Constantino Rei, para os próximos 4 anos (2014-2018).
Antes da cerimónia, o governante inaugurou laboratórios na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG e a nova Unidade Móvel de Monitorização Ambiental que vai fazer a monitorização da qualidade do ar da cidade da Guarda no âmbito da intenção da Câmara Municipal em proceder à sua certificação.
Na sessão de tomada de posse de Constantino Rei, que foi reeleito presidente do IPG no dia 17 de Outubro, o Secretário de Estado do Ensino Superior desejou-lhe “um bom mandato” e um quadriénio de sucesso. “O sucesso deste mandato é o sucesso do IPG, da Guarda e do ensino superior”, referiu o governante.
José Ferreira Gomes aludiu depois aos equipamentos inaugurados naquele dia, reconhecendo que também representam um desafio para a instituição e disse estar certo que o IPG “quer responder aos desafios que as autoridades regionais lhe lancem e prestar o melhor serviço” à região.
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, referiu no seu discurso que, “para problemas idênticos tem que haver soluções diferentes”, propondo ao Governo que diminua o número de vagas, de determinados cursos, no Litoral e que as aumente no Interior. Se tal acontecesse, as áreas de Lisboa e Porto não sofriam com a diminuição de 10 a 15 mil alunos, mas as regiões do Interior ganhariam “muitíssimo”. “Eu continuarei a fazer tudo o que estiver ao meu alcance para não me calar, porque estou convicto que isso não é muito difícil”, afirmou, referindo que “a melhor maneira de ajudar o Litoral é desenvolver o Interior”. O autarca anunciou ainda que o Município da Guarda vai construir, entre Janeiro e Junho de 2015, um Plano Municipal de Educação, com a envolvência da sociedade, das escolas, dos Agrupamentos e das instituições de ensino superior. “Queremos construir um conjunto de apoios com previsibilidade para quem gere, para os pais e para as instituições”, concluiu.
Já o presidente do IPG, Constantino Rei, deixou transparecer algumas preocupações relativamente ao futuro do ensino superior, mas deixou claro que vai procurar “consolidar” o IPG no plano regional, assumindo que o futuro “vai exigir um IPG mais coeso”.
Anunciou ainda que vai manter como vice-presidentes do IPG Gonçalo Fernandes e Pedro Cardão. Na direcção da Escola Superior de Tecnologia e Gestão vai manter Clara Silveira e Paula Coutinho na Escola Superior de Saúde.
Para a Escola Superior de Comunicação, Educação e Desporto vai propor o nome de Pedro Tadeu e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Seia tenciona manter a actual directora Anabela Sardo, embora esteja em curso um pedido de esclarecimento por terem surgido algumas dúvidas legais.

Notícias Relacionadas