Sabugal – Inauguração das obras de conservação e reabilitação do Castelo de Alfaiates

As obras de conservação e reabilitação do Castelo de Alfaiates, no concelho do Sabugal, foram inauguradas este sábado, dia 3 de Agosto.

As obras no castelo de Alfaiates tiveram início em Agosto de 2020 com o objectivo de preservar a arquitectura existente e fazer a integração de novos elementos sem desvirtuar a imagem do monumento.

A intervenção também aconteceu a pensar no aumento da atratividade da Região e da sua dinamização económica, tornando-a num destino turístico de excelência, com vista à diminuição de assimetrias e ao reforço da coesão territorial.

Na altura, o programa base de conservação e reabilitação foi definido conjuntamente com a DRCC com o intuito de estancar o processo continuado de degradação estrutural deste Monumento Nacional, através de obras de reabilitação (em especial da torre de menagem) e intervenções de conservação nos demais elementos do conjunto que se encontravam em mau estado de conservação.

Para melhorar a visita do castelo foram introduzidos elementos e sistemas para permitir o percurso interno entre duas cinturas de muralha, que se inicia junto à entrada e culmina na torre de menagem (miradouro), com vista privilegiada sobre a povoação e planalto.

O Castelo de Alfaiates é um castelo medieval, de dupla cintura de muralhas, ambas de planta quadrangular postas em losango, a exterior provida de três cubelos cantonais cilíndricos e a interior com duas torres quadrangulares, a de menagem encaixada num cunhal, em projecção. A campanha manuelina está marcada pela heráldica real.

O Castelo de Alfaiates, classificado como Monumento Nacional desde 1982, teve um conjunto de melhoramentos para que possa ser visitado em segurança.

Notícias Relacionadas