Sabugal, Fornos, Manteigas e Seia estão entre concelhos eleitos para integrar o projecto inovador de valorização ambiental denominado ‘Gigantes Verdes’.
O projeto ‘Gigantes Verdes’ destaca-se por envolver as comunidades locais na conservação da floresta nativa portuguesa, mapeando árvores de grande porte que suportam inúmeros habitats de espécies ameaçadas e que são vitais na mitigação dos efeitos das alterações climáticas, sequestrando grandes quantidades de carbono.
“As Gigantes Verdes são uma das tecnologias de base natural mais eficazes do mundo no sequestro de carbono. Sequestram 50 kg de carbono da atmosfera por ano e têm em si mais 1500 kg armazenados. Criámos o Carbono Biodiverso para ajudar a tomar ação, compensando as emissões de carbono”, explica a VERDE – Associação para a Conservação Integrada da Natureza, sediada em Lousada.
O projeto vai formar embaixadores para mapear Gigantes Verdes, promover actividades de sensibilização, caminhadas comunitárias, uma plataforma de dados pública e um bootcamp de empreendedorismo socioambiental, incentivando a criação de soluções para a conservação e o desenvolvimento local.
Após receber o prémio do programa EDP Energia Solidária, no valor de cerca de 100 mil euros, a Associação VERDE expande assim a sua actuação a outros concelhos do Norte e Centro de Portugal, nomeadamente Felgueiras, Fornos de Algodres, Gondomar, Lousada, Manteigas, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Sabugal, Seia e Valongo.