Sabugal – Aldeias do concelho vivem a tradição da Capeia Arraiana, no mês de Agosto

O concelho do Sabugal volta a viver a tradição da Capeia Arraiana no mês de Agosto.

O evento terá início no dia 4 de Agosto, na freguesia de Quadrazais, seguindo-se a Lageosa (6 de Agosto), Rebolosa (7 de Agosto), Aldeia do Bispo (12 de Agosto), Soito (13 de Agosto), Nave e Ozendo (14 de Agosto), Aldeia da Ponte (15 de Agosto) Soito e Vale de Espinho (16 de Agosto), Alfaiates (17 de Agosto), Forcalhos (19 de Agosto), Fóios (20 de Agosto) e Aldeia Velha (25 de Agosto).

A programação integra o festival “Ó Forcão Rapazes!”, que terá lugar no Soito, no dia 16 de Agosto. Para além da capeia arraiana o calendário também integra touradas, “vaca da aguardente”, capeias noturnas, largadas e garraiadas.

O município do Sabugal refere que “A Capeia é a mais identitária das expressões da nossa cultura, das nossas tradições, em especial da raia sabugalense” e acrescenta: “Não é um espetáculo! É vida, é festa, é adrenalina, é convívio, são raízes que nos prendem forte à terra que nos viu nascer e aonde se regressa. A galhardia dos cavaleiros nos encerros, a valentia dos que enfrentam o ‘boi da prova’, a afirmação pública dos mordomos a ‘pedir a praça’ e a esperar o primeiro touro da tarde, as expectativas do público a cada novo touro que sai, a canalha que se afoita no bezerro, a nostalgia da festa que termina no desencerro… é isto a Capeia, terreno de paixões, de fortes emoções e de sentimentos que ano após ano se repete”.

Notícias Relacionadas