Figueira de Castelo Rodrigo
A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vai comemorar hoje, dia 7 de Julho, o Feriado Municipal, dia em que se assinala o 352.º aniversário da Batalha da Salgadela, o feito mais marcante na história do concelho, dia em que as tropas portuguesas, sob o comando de Pedro Jacques de Magalhães, derrotaram os inimigos espanhóis, que procuravam a todo o custo reassumir o domínio de Portugal.
Neste dia festivo destaca-se a apresentação do evento “Recriação Histórica – Salgadela a Batalha”, que decorre às 17.30 horas no Mosteiro de Santa Maria de Aguiar. Nesta recriação, que decorrerá em meados de Agosto, serão evocados os principais acontecimentos que ocorreram no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo durante a Guerra da Restauração. Será privilegiada a versão dos moradores do castelo em que pontifica a lenda da Nossa Senhora de Aguiar que acorre a socorrer os sitiados portugueses, as histórias relacionadas com Cristóvão de Moura, primeiro marquês de Castelo Rodrigo, o incêndio no seu Paço e a defenestração lisboeta de Miguel de Vasconcelos.
De acordo com a Câmara Municipal de Figueira de castelo Rodrigo a apresentação da “Recriação Histórica – Salgadela a Batalha”, pauta-se pelo seguinte alinhamento: salva de columbrinas, mosquetes e canhões; El-Rei de Portugal, D. Afonso VI, conta os feitos da Batalha de Salgadela e da sua importância geoestratégica na Guerra da Restauração; discurso inflamado de Pedro Jacques de Magalhães sobre as marchas forçadas em socorro de Castelo Rodrigo; discurso “insolente“ do Duque de Ossuna, comandante dos terços invasores, combate de florete entre dois antagonistas; preito de homenagem aos combatentes da Restauração; firmadas as pazes com Espanha, D. Afonso VI e D. Carlos II assinam um tratado por 10 anos de tréguas; anúncio da Festa que se fará em Agosto para portugueses e espanhóis darem as mãos em paz e concórdia.
Do vasto programa festivo do Feriado Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo destaca-se ainda o tradicional Hastear da Bandeira (10.30 horas nos Paços do Concelho), a recepção ao Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel (11.00 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho), um almoço volante para todos os munícipes (12.30 horas no Largo Mateus de Castro), a inauguração da Incubadora de Oficinas e Indústria, pelo Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel (16.00 horas na Zona Industrial) e uma Noite de Fados, nas muralhas do Palácio Cristóvão de Moura em Castelo Rodrigo (22.00 horas), com a fadista Cláudia Madeira.
Outro dos destaques do programa comemorativo é a inauguração da Incubadora de Oficinas e Indústria. Para o presidente da Câmara Municipal Paulo Langrouva é “um projecto extremamente importante” porque permite a criação de empresas, que vão contribuir para a dinamização da economia local e para a criação de novos postos de trabalho. As duas empresas, uma na área da comercialização e reparação de máquinas agrícolas e outra de estofos para automóveis, representam uma “dinâmica nova” para a zona industrial de Figueira de Castelo Rodrigo. A Incubadora de Oficinas e Indústria surgiu por acção da Câmara Municipal. O projecto contemplou a edificação de um pavilhão, que foi dividido ao meio, criando dois espaços com cerca de 220 m2, onde as novas empresas se instalam, durante um período máximo de três anos, mediante o pagamento de uma renda simbólica. As duas primeiras empresas que aderiram ao projecto já celebraram os contratos com o município e vão criar, numa primeira fase, cinco postos de trabalho, disse Paulo Langrouva.