Envolvente começou a ser vedada no dia 28 de Dezembro de 2018
O final de 2018, na Guarda, ficou marcado pelo início dos trabalhos de colocação de tapumes na envolvente do Hotel Turismo da Guarda. A vedação começou a ser erguida no dia 28 de Dezembro, tendo em vista a instalação do estaleiro de apoio à realização da obra de recuperação do imóvel.
Recorde-se que o projecto de recuperação do imóvel apresentado pelo consórcio formado pelas empresas MRG – Property, S.A. e MRG – Construction, S.A. foi, recentemente, classificado, pela autarquia, como um “investimento de interesse municipal”.
O contrato de concessão de recuperação do Hotel de Turismo da Guarda ao grupo MRG foi assinado no dia 4 de Maio de 2018. De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo, o investimento total da recuperação deste imóvel, que integra o Programa Revive, está estimado em cerca de sete milhões de euros.
O consórcio fica com a concessão do imóvel durante 50 anos, mediante o pagamento de uma contrapartida anual que ultrapassa os sessenta mil euros.
O consórcio compromete-se a construir uma unidade hoteleira neste imóvel que ocupe no mínimo 55% da área bruta de construção. Está prevista uma unidade boutique hotel, de 4 estrelas, ligada ao tema da neve, com 50 quartos e com outras valências como spa (que estará acessível igualmente aos residentes no município) e restaurante.
A nova unidade terá preocupações de sustentabilidade ambiental, como aquecimento de águas através de energia solar ou iluminação LED. Está previsto que o futuro hotel tenha uma vertente de formação.
O Turismo de Portugal comprou o imóvel do Hotel Turismo da Guarda em 2010 para um projecto de requalificação turística. Esse projecto foi abandonado em 2012 e o imóvel está desde então devoluto. Em 2015 foram lançados dois procedimentos destinados à venda do Hotel, mas não apareceram interessados.
Posteriormente o Governo decidiu integrar o imóvel no Programa Revive, um programa conjunto dos Ministérios da Economia, Cultura e Finanças, tornando-o num activo económico, capaz de gerar riqueza e emprego, e que, ao mesmo tempo, valorize a atractividade turística da região. O concurso para o Hotel Turismo da Guarda foi o terceiro a ser lançado no âmbito do Revive.
O Governo assinou no dia 4 de Maio, o contrato de concessão com o agrupamento de empresas MRG que, agora, deu início à recuperação do imóvel.