Portugal Wine Trophy 2024 vai decorrer na Guarda

Iniciativa acontece de 26 a 28 de Abril

A Guarda vai acolher a 10ª edição do Portugal Wine Trophy 2024, de 26 a 28 de Abril. Este concurso internacional de vinhos, que irá juntar 80 jurados de várias nacionalidades para avaliarem cerca de 2 000 vinhos de todo o mundo, foi considerado “um magnífico evento” para a economia da região.
Na apresentação da iniciativa, realizada esta segunda-feira, 4 de Março, o presidente da câmara da Guarda, Sérgio Costa, disse que “a Guarda está na moda também pelos vinhos”. A realização da 10ª edição do Portugal Wine Trophy 2024 na Guarda foi apontada como “a cereja no topo do bolo”, depois do trabalho que tem vindo a ser feito, desde 2017, pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior.
A iniciativa terá lugar na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda e vai aliar a competição aos roteiros pelas adegas da Região da Beira Interior. Os produtores desta região vinícola terão condições especiais pela sua participação neste certame.
O evento é organizado pela DWM – Deutsche Wein Marketing GmbH em parceria com o Município da Guarda e a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, sob a insígnia da OIV – International Organisation of Vine and Wine, uma organização intergovernamental de natureza científica e técnica, com competência para avaliar vinha, vinho, bebidas à base de vinho, uva de mesa, passas e outros produtos que têm por base a vinha.
Sérgio Costa disse que a realização desta iniciativa “é um momento de suma importância para a Guarda que continua a afirmar-se na região, enquanto capital de distrito, e território de três regiões vínicas portuguesas – Beira Interior, Douro e Dão”. Apontou esta iniciativa como “mais uma forma de elevar o nome da região além-fronteiras pois no Portugal Wine Trofhy vão estar mais perto de 80 provadores de todo o mundo a avaliar mais de 2000 vinhos”. E acrescentou: “É também um belo aperitivo para a terceira edição do Guarda WineFest que o Município e a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior estão a preparar para os próximos dias 12, 13 e 14 de Julho”.
A autarquia da Guarda adianta que “durante três dias, os vinhos serão provados por um painel de jurados independente de peritos composto por enólogos, sommeliers, ‘masters of wine’, comerciantes experientes, viticultores, jornalistas, etc. Os produtos serão classificados de acordo com as regras e directrizes da OIV e da UIOE (União Internacional de Enólogos), utilizando o sistema de classificação de 100 pontos, na modalidade de prova cega. Incluindo categorias tais como vinho tinto, vinho branco, vinho rosé, orange wine, vinho verde, vinho espumante”.
“Andamos, desde 2017, a tentar fazer o evento na Guarda”, explicou o presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, Rodolfo Queirós. Acrescentou que o Portugal Wine Trophy 2024 “é um evento que vai trazer foco para a cidade e para a nossa região”.
Henk Gibramczik, director da DWM – Deutsche Wein Marketing GmbH, disse que Portugal tem regiões fantásticas de vinho e mostrou satisfação por estar na Beira Interior. O Portugal Wine Trophy foi realizado pela primeira vez em 2014.

Notícias Relacionadas