As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Portal Bombeiros.pt disponibiliza aplicação gratuita para dispositivos móveis

Protecção Civil

O portal Bombeiros.pt disponibilizou, na semana passada, uma aplicação gratuita para dispositivos móveis que foi desenvolvida em parceria com Nuno Santos, aluno na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e bombeiro em Vila Pouca de Aguiar.
A Administração do portalbombeiros.pt adianta, em nota publicada na sua página na Internet, que Nuno Santos aceitou o desafio para “desenvolver esta ferramenta multifunções que pudesse integrar vários recursos numa só aplicação”. “Esta ferramenta de grande utilidade para os agentes de protecção civil, recebeu o apoio do portal Bombeiros.pt na sua concepção gráfica e na estruturação”, acrescenta. “A forte presença dos agentes de Protecção Civil e da comunidade nestes dispositivos móveis despertou-nos para uma oportunidade de nos aproximarmos ainda mais dos utilizadores. Esta aplicação passa igualmente por mais uma aposta do portal bombeiros.pt na área das tecnologias de informação”, é também referido. Com recursos sobre Suporte Básico de Vida, matérias perigosas, extintores, condução fora de estrada, ocorrências activas, pontos de água e risco de incêndio, “esta aplicação torna-se pioneira em Portugal por não existir mais nenhuma deste género, porém, é ainda nosso objectivo integrar outras funcionalidades, permitindo assim uma maior comodidade de todos os utilizadores destes recursos”, salientam os promotores da ferramenta tecnológica.
Sérgio Cipriano, administrador do portal Bombeiros.pt, disse ao Jornal a Guarda que alguns dos recursos da aplicação tecnológica funcionam sem ligação à Internet, daí a mais-valia da sua utilização pelos agentes de Protecção Civil. “Um bombeiro que está no teatro de operações e quer passar a coordenada do sítio onde se encontra, tem logo a coordenada do local, mesmo sem ligação à internet”, referiu, a título de exemplo.
De acordo com o responsável, a aplicação, que está disponível para smartphones e tablets, para agentes da Protecção Civil e para o público em geral, não representa custos para a organização Bombeiros. pt. Sérgio Cipriano disse ainda que é intenção dos promotores do projecto aumentar as funcionalidades da ferramenta tecnológica com informações sobre os Corpos de Bombeiros e informação noticiosa, entre outras vertentes que serão anunciadas a seu tempo.

Ler também:  Guarda - Mais de 36 mil pessoas passaram pelo Teatro Municipal da Guarda em 2024

Notícias Relacionadas