Até ao dia 31 de Julho
A Autoridade Nacional de Protecção Civil tem em consulta pública as componentes não reservadas dos Planos Distritais de Emergência de Protecção Civil. O Plano Distrital de Emergência de Protecção Civil (PDEPC) da Guarda está em consulta pública atá ao dia 31 de Julho.
O documento está disponível para consulta na página da Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil. O PDEPC da Guarda é um instrumento flexível e dinâmico, de permanente actualização, destinando-se, nos termos da lei, a fazer face à generalidade das situações de emergência passíveis de ocorrer e afectar colectivamente o distrito da Guarda. Este Plano tem por finalidade garantir a articulação e coordenação dos agentes de protecção civil e entidades e organismos de apoio empenhados em operações de protecção e socorro, assim como possibilitar a unidade de direcção das acções a desenvolver, a coordenação técnica e operacional dos meios a empenhar e a adequação das medidas de carácter excepcional a adoptar na iminência ou ocorrência de acidente grave ou catástrofe. O âmbito territorial de aplicação do plano é o distrito da Guarda, isto é, a uma área de 5.518 km2 e aos 14 Municípios que compõem a unidade territorial.
O documento define como áreas ou locais de maior risco no distrito da Guarda, entre outros, o Maciço Central da Serra da Estrela, os vales a jusante às barragens de Alfaiates, Bouça Cova, Caldeirão, Pocinho, Sabugal, Terrenho e mini-hídricas do Maciço Central da Serra da Estrela, infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias (EN, A/23, A/25, Linha da Beira Alta, Linha da Beira Baixa e Linha do Douro).