As notícias do distrito da Guarda e da região interior centro

Pinhel – Feira Medieval – A Cidade do Falcão – “D. João II, as Tercenas e o Povo”

Nos dias 31 de Maio, 1 e 2 de Junho, decorre em Pinhel a Feira Medieval, este ano dedicada a El Rei D. João II, responsável pela Carta Régia concedida aos moradores de Pinhel a 25 de Agosto de 1485. É também a este monarca que fica a dever-se a instalação das Tercenas na então vila de Pinhel.

Ao longo de três dias, Pinhel vai recuar no tempo até meados do século XV, promovendo a realização de um Mercado Medieval com mercadores oriundos de vários pontos de país (e também de Pinhel e arredores), Cortejos e Torneios a Cavalo.

O evento tem início no dia 31 de maio (sexta-feira), pelas 14.30 horas, com um cortejo que inclui toda a animação e que conta com a participação da Comunidade Escolar.

A animar o centro histórico haverá inúmeros espetáculos de música, dança, teatro, artes circenses, espetáculos de fogo e múltiplas encenações, num misto de animação deambulante (com As Estalajadeiras, Os Curandeiros Farsistas, As Feiticeiras do Deserto, Os Druidas e As Noivas de Cristo) e também espetáculos de palco com grupos tais como os Solveig, Manuk, Loba Parda, Sirigoça, Mossiço X e Loba Galharda.

Ler também:  𝐒𝐚𝐛𝐮𝐠𝐚𝐥 – 𝐃𝐞𝐭𝐢𝐝𝐚 𝐩𝐨𝐫 𝐢𝐧𝐜𝐞̂𝐧𝐝𝐢𝐨 𝐟𝐥𝐨𝐫𝐞𝐬𝐭𝐚𝐥

Ao longo do fim de semana, destaque também para as visitas às Tercenas (Fábrica dos Tiros instalada em Pinhel, em 1488, por ordem de D. João II) e para o sempre muito aguardado e aplaudido “Voo do Falcão”. Em suma, a animação vai ser uma constante, não faltando as apreciadas Tabernas prontas a servir “apetitosos manjares” e “outras perdições”.

Sujeita a inscrição e com lugares limitados, destaque ainda para a realização da tradicional Ceia Medieval (sábado, dia 1 de Junho, pelas 19.30 horas), que este ano terá lugar no Jardim 5 de Outubro (junto à Igreja de São Luís).

Notícias Relacionadas