Nos dias 31 de Maio, 1 e 2 de Junho, decorre em Pinhel a Feira Medieval, este ano dedicada a El Rei D. João II, responsável pela Carta Régia concedida aos moradores de Pinhel a 25 de Agosto de 1485. É também a este monarca que fica a dever-se a instalação das Tercenas na então vila de Pinhel.
Ao longo de três dias, Pinhel vai recuar no tempo até meados do século XV, promovendo a realização de um Mercado Medieval com mercadores oriundos de vários pontos de país (e também de Pinhel e arredores), Cortejos e Torneios a Cavalo.
O evento tem início no dia 31 de maio (sexta-feira), pelas 14.30 horas, com um cortejo que inclui toda a animação e que conta com a participação da Comunidade Escolar.
A animar o centro histórico haverá inúmeros espetáculos de música, dança, teatro, artes circenses, espetáculos de fogo e múltiplas encenações, num misto de animação deambulante (com As Estalajadeiras, Os Curandeiros Farsistas, As Feiticeiras do Deserto, Os Druidas e As Noivas de Cristo) e também espetáculos de palco com grupos tais como os Solveig, Manuk, Loba Parda, Sirigoça, Mossiço X e Loba Galharda.
Ao longo do fim de semana, destaque também para as visitas às Tercenas (Fábrica dos Tiros instalada em Pinhel, em 1488, por ordem de D. João II) e para o sempre muito aguardado e aplaudido “Voo do Falcão”. Em suma, a animação vai ser uma constante, não faltando as apreciadas Tabernas prontas a servir “apetitosos manjares” e “outras perdições”.
Sujeita a inscrição e com lugares limitados, destaque ainda para a realização da tradicional Ceia Medieval (sábado, dia 1 de Junho, pelas 19.30 horas), que este ano terá lugar no Jardim 5 de Outubro (junto à Igreja de São Luís).